Diante da recessão econômica enfrentada pela maior parte dos municípios, a contenção de despesas é uma das formas encontradas para manter a saúde financeira das prefeituras. Em Petrolândia, não é diferente. Entre as várias medidas adotadas, uma das que mais impacta na redução de gastos foi a decisão de manter quatro departamentos da administração pública sem a contratação de gestores comissionados.
Ao menos até o mês de março, os setores de esportes, assistência social, agricultura e administração serão coordenados por funcionários públicos efetivos. “Foram mantidos os secretários de Saúde, de Educação e de Obras, para dar ênfase a essa contenção de gastos, já que não temos ainda uma perspectiva econômica sobre como será esse ano”, justifica o prefeito de Petrolândia, Joel Longen.
De acordo com o prefeito, a receita de 2017 será praticamente a mesma de 2016, porém, para manter as contas da prefeitura em dia, foi necessária uma redução de aproximadamente 10% nos gastos. “Essa mudança representa uma economia significativa e, assim, conseguiremos equilibrar nossa folha de pagamento”, explica ele.
Durante o mês de março, a decisão será reavaliada e Longen ressalta que o trabalho dos departamentos de esporte, assistência social, agricultura e administração continua a ser realizado normalmente. “Nenhuma das atividades será interrompida, optamos por servidores efetivos competentes e que, tenho certeza, também realizarão um grande trabalho”, avalia o prefeito. Outra medida já adotada em 2016 e que contribui com a diminuição de despesas é o turno único, que será mantido. O horário de atendimento da prefeitura ocorre sem intervalo, entre 7h e 13h.
Projetos para 2017
Está previsto para esse ano o início do atendimento no posto de saúde construído na localidade de Rio Antinhas. Para a entrega da estrutura, praticamente concluída, falta apenas o repasse da última parcela do recurso ao município, através do governo federal. “Essa é uma das nossas prioridades para 2017, por isso, já começamos a adquirir móveis e materiais, para colocar esse posto em funcionamento”, adianta Longen.
O prefeito pretende conseguir ainda, com auxílio dos governos estadual e federal, a construção de um espaço para abrigar uma escola municipal. Hoje, turmas do ensino fundamental e do maternal são atendidas em imóveis que não pertencem à prefeitura. “Essa é uma obra que iremos tentar conseguir, para termos um espaço adequado, tanto para creche, quanto para o ensino fundamental”, afirma o prefeito. “Também continuaremos buscando recursos para pavimentação de ruas, o governo do Estado já anunciou um novo Fundam e queremos, ao menos, atingir o mesmo número de ruas pavimentadas no mandato passado, que foram sete”.
Assessoria Prefeitura de Petrolândia