Moradores da comunidade de Ribeirão Matilde, no município de Atalanta, celebraram no último sábado a chegada do asfalto, uma conquista aguardada há mais de 40 anos. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Infraestrutura e deputado estadual, Jerry Comper, além de lideranças locais e regionais.
RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP
Durante a festa, Jerry Comper destacou que a obra teve início ainda no mandato do deputado Aldo Schneider, com o projeto sendo viabilizado por emenda parlamentar. Segundo ele, a pavimentação só foi possível graças ao empenho conjunto de ex-prefeitos, como Sassá e Gervásio, e à continuidade dada pelo governador Jorginho Mello.
“É uma alegria muito grande ver essa obra avançando. Quando assumimos, apenas R$ 1 milhão havia sido investido. Hoje, mais de 75% está pavimentado e a previsão é de concluir 100% até o final deste ano, com inauguração prevista para fevereiro de 2026”, afirmou Comper.
Transformação no interior com o Estrada Boa Rural
O secretário também aproveitou para apresentar o programa Estrada Boa Rural, lançado na última semana, que destinará recursos para a pavimentação de estradas no interior dos municípios. Atalanta, por exemplo, será contemplada com R$ 6 milhões — metade vinda do Governo do Estado e a outra metade de contrapartida municipal, que poderá ser financiada junto ao Badesc ou BRDE, com taxas e juros cobertos pelo Estado.
“É um programa de pai para filho. Municípios pequenos como Atalanta e Chapadão do Lageado poderão pavimentar até 6 km de estradas rurais”, explicou.
Prefeito celebra conquista histórica
O prefeito de Atalanta, Cláudio Volneis Sens, que também é morador de Ribeirão Matilde, destacou a emoção da comunidade com a chegada do asfalto e lembrou que viveu esse sonho desde criança.
“Eu cresci ouvindo falar dessa obra. Hoje, como prefeito, participar dessa realização é motivo de muito orgulho. A gente vê nos olhos dos moradores a gratidão e a alegria por essa conquista que vai transformar não só Atalanta, mas toda a região da cebola”, declarou.
O prefeito também citou que a chegada do asfalto já começa a incentivar investimentos locais, como a construção de cabanas voltadas ao turismo rural. Ele agradeceu a todos que contribuíram para a obra, inclusive ex-governadores, deputados e lideranças locais que iniciaram o projeto.
“A maior tristeza é por aqueles amigos que sonharam com isso, mas que hoje não estão mais aqui para ver o sonho se tornar realidade. Mas quem está aqui, comemora com alegria.”
O trecho de pouco mais de 19 quilômetros da SC-281, que liga os municípios de Atalanta e Ituporanga, está com 80% da pavimentação concluída.
De acordo com o relatório atualizado de julho, 90% da terraplenagem já foi finalizada, assim como 98% da camada de sub-base (OAC).
A drenagem está em 50%, a ponte em construção alcançou 60% de execução, e os passeios também avançam: 90% concluídos no lado de Atalanta e 70% em Ituporanga. A sinalização definitiva já está em fase de implantação.
A expectativa do Governo do Estado é concluir a obra até o final deste ano, com inauguração prevista para fevereiro de 2026.
Ouça a reportagem de Vanessa Montibeller: