Geral

Barragem de Botuverá, no Médio Vale do Itajaí, é tema de audiência pública

Barragem de Botuverá, no Médio Vale do Itajaí, é tema de audiência pública Barragem de Botuverá vai conter águas do Rio Itajaí-Mirim (Foto: Gilmar de Souza / Agencia RBS)

Defesa Civil e Fatma vão apresentar Relatório de Impacto Ambiental e tirar dúvidas da comunidade

Moradores de Botuverá, no Médio Vale do Itajaí, se reúnem nesta quarta-feira com a Defesa Civil e a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) para entender e tirar dúvidas sobre o projeto da Barragem de Botuverá, que deve ter a construção iniciada ainda no primeiro semestre deste ano. 

A audiência pública de apresentação do licenciamento ambiental do empreendimento é um pré-requisito para que os próximos passos da obra possam ocorrer e será realizada no salão da Capela São João Batista, no bairro Ribeirão do Ouro, próximo do local onde será construída a barragem, a partir das 19h. 

A barragem faz parte do pacote de obras e ações de prevenção do Pacto pela Defesa Civil do governo do Estado e tem o objetivo de conter as águas do Rio Itajaí-Mirim, que atingem principalmente as cidades de Brusque e Itajaí nos períodos de cheias. De acordo com a Defesa Civil a barragem terá 37,6 metros de altura e cerca de 16 metros de profundidade. O secretário adjunto de Estado de Defesa Civil Rodrigo Moratelli diz que o custo da obra será de R$ 115 milhões. A previsão é iniciar a construção ainda no primeiro semestre deste ano e concluir em aproximadamente 30 meses. 

Além da contenção de 15,7 milhões de metros cúbicos de água, o projeto da barragem de Botuverá será de múltiplo uso, situação pioneira no Brasil. A estrutura também poderá ser utilizada para irrigar o solo, gerar energia e, se necessário, abastecer cidades que sofram com escassez de água potável.

Jornal de Santa Catarina 

 

Outras Notícias