Após os estragos causados pela chuva no mês de janeiro, Leoberto Leal instalou uma equipe de Defesa Civil no município.
RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP
De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Kleber de Moura, o objetivo é fazer com que a entidade atenda a legislação federal na competência municipal.
295 municípios vão passar pelo simulado
No dia 18 de maio, a Defesa Civil do Estado promove um simulado em 295 municípios, para preparar as equipes responsáveis pela segurança em momentos de adversidade climática. Os impactos sentidos no Rio Grande do Sul são utilizados como exemplo para esta ação.
“Nós precisamos colapsar a nossa estrutura para poder ver onde nós precisamos melhorar”, afirmou Moura.
Simulado em Leoberto Leal vai contar com vítimas
No simulado do município de Leoberto Leal, haverá vítimas e equipes de apoio do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Ituporanga, Vidal Ramos e outros municípios também deve participar do momento.
De acordo com Moura “O centro meteorológico da Defensoria do Estado fala que a região de Alfredo Wagner, pegando Imbuia, um pedaço de Ituporanga, Leoberto Leal, ela se encontra em uma situação climática que é propícia para causar microexplosões que trazem enxurradas momentâneas”. Ou seja, por conta das alterações climáticas, a região tem mais chances de grande quantidade de chuva em curto espaço de tempo.
Santa Catarina é referência na linha de defensoria pública
Moura afirmou que Santa Catarina é referência para outros estados. No caso de Brumadinho, por exemplo, as equipes tinham bons olhos para a linha de segurança pública, tanto de Bombeiros e Policiais como também na parte judiciária e investigativa.
Ele ainda citou que, mesmo que o prefeito seja autoridade máxima do município, ele precisa de uma equipe preparada para entender as dificuldades de um cenário em colapso para atuar de maneira certeira.
Ouça o coordenador da Defesa Civil de Leoberto Leal, Kleber de Moura.