Uma nova fase do projeto “Plantando para o Futuro Horta Escolar” ocorreu durante o mês de junho em Bom Retiro, na Escola Núcleo Municipal São José.
RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP
O projeto é do Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, órgão que é vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, a Faesc, e em parceria com o Sindicato Rural de Bom Retiro.
Oito turmas foram atendidas nesta etapa
Na primeira etapa, quatro turmas participaram, há cerca de cinco meses. Agora, 160 crianças, de oito turmas de 1º a 5º ano, integraram esta etapa do “Plantando para o Futuro Horta Escolar”.
As oficinas práticas foram conduzidas pelo instrutor Gilsonei Duarte. Os alimentos colhidos são utilizados na merenda escolar e também são levados para casa pelas crianças. Além disso, a horta se torna uma ferramenta interdisciplinar para a escola.
O projeto inicia com aulas teóricas lúdicas sobre sustentabilidade e preservação de recursos. Depois, os canteiros são criados com os insumos disponíveis. Aí ocorre o plantio de sementes e mudas e o manejo da horta é uma responsabilidade dos estudantes e professores. A última etapa é a compostagem, que fecha o ciclo de sustentabilidade.