A cidade de Aurora contará com uma estação hidrológica para monitoramento do nível do rio e da quantidade de chuva. O equipamento, avaliado em R$ 125 mil, foi doado pelo Governo do Estado e será instalado na ponte do centro da cidade, com previsão de início de funcionamento dentro de 30 dias, caso as condições climáticas permitam.
RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP
A instalação está sob responsabilidade da empresa MKS Sistemas Automação e Telemetria, vencedora da licitação realizada pela Defesa Civil de Santa Catarina. As bases da estrutura já foram implantadas, restando apenas a montagem final do sistema.
Estação funciona com energia solar e atualização a cada 15 segundos
De acordo com a coordenadora da Defesa Civil de Aurora, Cristiane Preiss Rosa, a estação funcionará com energia solar e atualizará os dados a cada 15 segundos, transmitindo as informações para órgãos de monitoramento e também para a população, por meio de QR Code disponível no local.
O sistema incluirá um sensor de radar para medir o nível do rio, pluviômetro, câmera de vigilância do leito e réguas físicas. A medição de vazão ocorrerá a cada três meses, com acompanhamento técnico presencial. A manutenção remota será contínua, 24 horas por dia.
O prefeito de Aurora, Vanderlei Zandonai (Lila), destacou que a estação atende a um compromisso firmado com a comunidade e agradeceu ao Governo do Estado. “Conversamos com o secretário da Defesa Civil no início do ano e ele prontamente se comprometeu com a instalação. Agora, o projeto está se tornando realidade”, afirmou.
Ouça o boletim informativo de Aurora com Vanessa Montibeller.