O prefeito de Alfredo Wagner, Naudir Antonio Schmitz, anunciou que a gestão vai fazer novos cortes de gastos. O momento de crise é reflexo da situação econômica nacional, estadual e regional. A primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de setembro foi 32% menor que a mesma parcela do ano passado. Ao se considerar a inflação dos últimos 12 meses a retração é ainda maior e alcança os 42,34%.
A administração irá cortar os gastos onde estes são excessivos. Entre as medidas adotadas, está a redução do número de medicamentos oferecidos pelas farmácias básicas nas unidades de saúde. Alfredo Wagner continuará cumprindo o que determina a Lei e todos os remédios considerados básicos estarão disponíveis. A redução se aplica somente aos mais de 200 outros tipos que são comprados por interesse do município em oferecer à comunidade. Outra medida será a diminuição de exames marcados em clínicas particulares via convênio com o município.
Anteriormente, a dificuldade financeira já havia levado a administração a suspender a 7ª edição da Festa do Colono. A decisão ocorreu após análise das contas. A festa teria uma despesa superior a R$ 50 mil reais. Em maio, outra ação também visou estabilizar o cofre público, esta em relação aos salários. O reajuste salarial anual foi dado apenas para funcionários efetivos, portanto prefeito, vice-prefeito, secretários e cargos comissionados ficaram de fora.
O prefeito Naudir afirma que está é uma ação provisória. A expectativa é que a prestação de serviços se normalize no início do próximo ano.
Assessoria Prefeitura de Alfredo Wagner