O influenciador e comediante Gustavo Metzner, criador do canal IndaVírus, esteve no último sábado (17) palestrando no evento Acelera 2025 e passou pelo estúdio da Rádio Sintonia, no Complexo do Louvor em Ituporanga. Durante a entrevista, ele relembrou sua origem humilde e a virada profissional que teve com a criação de conteúdo digital durante a pandemia de covid-19, em 2020.
RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA E REGIÃO NO WHATSAPP
Com bom humor e autenticidade, Gustavo contou que começou a trabalhar ainda aos treze anos, como padeiro. Depois atuou como confeiteiro, em estamparia e até como músico. "Tentei dupla sertaneja, fui empresário de artistas, mas nada deu muito certo", relembrou.
Pandemia acelerou mudanças
Foi com o início da pandemia, em março de 2020, que a virada aconteceu. Sem renda e com as contas se acumulando, Gustavo resolveu criar vídeos dentro de casa. Nascia então o canal IndaVírus, que rapidamente começou a ganhar visibilidade.
Apesar do sucesso, ele revelou que só começou a ter retorno financeiro depois de três anos de trabalho. “Nos primeiros anos, só investi. Quando o canal começou a se pagar, eu entendi que poderia viver disso”, disse o influenciador.
Internet como negócio e oportunidade
Hoje, Gustavo vive exclusivamente do conteúdo que produz nas redes. Mais do que fazer rir, ele também inspira. Além das esquetes de humor, começou a ensinar pessoas comuns a explorarem o potencial da internet para divulgar seus próprios negócios.
Segundo ele, ainda há muito espaço para crescer. "Tem quem ache que, por ser de cidade pequena, não vai ter espaço. Mas é o contrário. O mercado digital ainda está só começando. Falta gente com coragem para aparecer”, destacou.
Vencer a vergonha é o primeiro passo
Um dos maiores obstáculos que Gustavo percebe é o medo de julgamento. “A maioria das pessoas não começa porque tem vergonha de fazer vídeo, medo do que os outros vão dizer. Mas quando você acredita, tudo muda”, afirmou.
Para ele, usar a internet de forma inteligente pode transformar realidades. “A rede social é a forma mais barata e democrática de fazer um negócio crescer. E está aí, de graça, para todo mundo começar”, completou.
Ouça a entrevista de Jean Carlos e Vanessa Montibeller: