Agricultura

Faesc discute as demandas e as oportunidades do agronegócio com dirigentes sindicais do Vale do Itajaí

O encontro realizado em Ituporanga contou com a presença de dirigentes das entidades sindicais da região destacando o debate para o setor agropecuário

Faesc discute as demandas e as oportunidades do agronegócio com dirigentes sindicais do Vale do Itajaí Divulgação/Reprodução

As principais demandas e oportunidades do agronegócio no Vale do Itajaí, foram destaques na reunião regional, realizada nesta quarta-feira (04), em Ituporanga. Organizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), o encontro contou com a presença de dirigentes das entidades sindicais da região, demonstrando a relevância do debate para o setor agropecuário.

As atividades foram lideradas pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, e pelo presidente do Sindicato Rural de Ituporanga e vice-presidente regional da Faesc, Arny Mohr. Também estiveram presentes os demais membros da diretoria executiva e da superintendência do sistema Faesc/Senar, a médica veterinária responsável pelo Programa Novilho Precoce e coordenadora estadual de Inspeção de Abatedouros Frigoríficos de Ruminantes na Cidasc, Flávia Klein, além de outras importantes lideranças do setor agropecuário.

Entre os temas que ganharam ênfase estiveram o Programa Novilho Precoce, o Marco Temporal, as leis ambientais que inviabilizam os trabalhos dos produtores, as medidas para evitar inadimplência nos pagamentos aos pecuaristas nas feiras, os convênios com o Senar/SC, a Formação Profissional Rural, a Promoção Social e a Assistência Técnica e Gerencial. Além disso, foram abordados o Plano Safra, o status sanitário diferenciado de Santa Catarina, o apoio ao Programa SuperAção no RS, as mais recentes ações da CNA e do Senar Nacional, entre outros.

Pedrozo ressaltou a importância dos encontros para a busca de soluções que atendam às necessidades das diferentes regiões do estado. “Quero reforçar que esses encontros são fundamentais, não somente para fortalecer a representatividade da classe rural, mas também para alinhar nossas demandas e buscar projetos e políticas públicas que atendam às necessidades dos produtores”.

O dirigente avaliou de forma positiva a reunião em Ituporanga e ressaltou que todos os encontros que vem sendo realizados desde agosto representam oportunidades imprescindíveis para identificar melhorias em diferentes segmentos e avaliar os resultados das ações realizadas pelo Sistema Faesc/Senar. “Temos conseguido alcançar êxito em nossas iniciativas e o envolvimento das lideranças rurais certamente é um fator determinante para isso. Seguimos firmes no trabalho pelo desenvolvimento do agronegócio catarinense."

O encontro em Ituporanga marcou a quarta reunião regional da Faesc. A programação ocorreu em Lages reunindo dirigentes sindicais da serra, em Joaçaba com representantes do meio-oeste, e em Chapecó, com presidentes dos Sindicatos do oeste e extremo-oeste. Nesta quinta-feira (05), o evento acontece em Mafra reunindo público-alvo do norte. A última reunião será no dia 13/09, em Braço do Norte, com líderes do sul. 

PROGRAMA NOVILHO PRECOCE

O Programa Novilho Precoce é uma das pautas em evidência em todas as reuniões regionais. “A intenção é divulgar essa iniciativa pública do estado, criada em 1993, para estimular os produtores a enviarem animais ao abate com até 30 meses. Há um potencial expressivo e, por isso, é fundamental que o produtor tenha conhecimento sobre essa iniciativa”, ressaltou Flávia Klein.

Outras Notícias