O município de Vidal Ramos enfrenta um cenário inédito em relação à dengue. Desde o início de 2025, já foram identificados 12 focos do mosquito Aedes aegypti, o maior número registrado na cidade até hoje. Para conter o avanço da doença, a Secretaria de Saúde intensificou as ações de combate, incluindo mutirões de limpeza, fiscalização e conscientização da população.
A agente de endemias Letícia Floriani destacou que, mesmo com os esforços, o número de focos continua crescendo. "Temos a chance de agir agora e evitar que a doença se espalhe. Contamos com o apoio de todos", reforçou.
Fatores que contribuem para a proliferação
De acordo com especialistas, o alto fluxo de caminhões na cidade facilita a chegada do mosquito.
No entanto, a proliferação depende da existência de água parada para que o Aedes aegypti possa depositar seus ovos. Entre os principais pontos de atenção estão lonas de canteiros de fumo, vasos de plantas, depósitos irregulares em cemitérios e descarte inadequado de lixo.
Outras ações no município
Além das medidas contra a dengue, a Secretaria de Saúde realizou, no sábado (22), um mutirão de consultas para reduzir a fila de espera de pacientes. No total, foram atendidas 59 pessoas, sendo 35 em cardiologia e 24 em endocrinologia. A ação deve continuar até que a situação se normalize.
Outra novidade no município é a criação da Secretaria de Cultura, que abriu vagas para diversas modalidades de dança.
As inscrições estão disponíveis para crianças a partir de quatro anos e não há limite de idade. Algumas turmas, como dança folclórica, já estão esgotadas, mas ainda há vagas para frevo, jazz e grupos voltados para idosos e mulheres das comunidades.
Pagamento do IPTU com desconto
Os moradores de Vidal Ramos que optarem pelo pagamento do IPTU em cota única até 15 de abril podem garantir até 20% de desconto. O carnê está disponível no site www.vidalramos.sc.gov.br. Há também a opção de parcelamento em até seis vezes.