Justiça

Servidores públicos são afastados por suspeita de desvio de verbas destinadas à saúde em SC

Rio do Sul foi uma das cidades alvo da operação.

Servidores públicos são afastados por suspeita de desvio de verbas destinadas à saúde em SC Foto: PF, Divulgação

Dois servidores públicos de Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste de Santa Catarina, e cinco funcionários de uma organização social de Florianópolis foram afastados dos cargos por conta de uma investigação da Polícia Federal que apura a suspeita de desvio de verbas destinadas à saúde. A Operação Anatomia da Saúde, deflagrada na manhã desta terça-feira (12), investiga crimes contra a administração pública praticados por gestores públicos e cumpriu 17 mandados de busca e apreensão em cidades catarinenses e no Paraná. 

As investigações identificaram irregularidades no processo licitatório de contratação de uma organização social, sediada em Florianópolis, responsável por gerir o Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira. Os valores que envolvem as contratações são superiores a R$ 30 milhões. Cinco pessoas da organização social foram afastadas das funções. 

Segundo o Ministério Público de Contas de Santa Catarina, o procedimento licitatório apresentou irregularidades como ausência de publicação de edital, direcionamento para contratar a empresa, dispensa de licitação, entre outros. 

São cumpridos mandados de busca e apreensão em Florianópolis, Dionísio Cerqueira, Joinville, Jaraguá do Sul, São José, Rio do Sul e Mafra, além de Barracão, no Paraná. 

Os investigados vão responder por crimes de fraudes à licitação, má administração, desvio de verbas públicas e lavagem de dinheiro. As penas máximas podem chegar a mais de 20 anos de reclusão.

O NSC Total entrou em contato com a prefeitura de Dionísio Cerqueira, mas não teve retorno até a publicação.

 

Fonte: NSC Total

 

 

Outras Notícias