Durante a sessão solene da Câmara de Vereadores de Ituporanga, que entregou o título de Cidadão Honorário do município, realizada na segunda-feira (30), os parlamentares utilizaram a palavra livre para prestar homenagens à Gervásio José Maciel.
RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP
O evento, além de oficializar a honraria, se transformou em um espaço de gratidão, memória e reconhecimento ao legado de mais de cinco décadas dedicadas ao serviço público. Cada fala trouxe uma perspectiva pessoal sobre o impacto de Gervásio na vida política e na construção da cidade.
Bancada do PP
O vereador Adriano Coelho (PP) abriu os pronunciamentos relembrando a amizade com a família Maciel e o quanto Gervásio influenciou na trajetória pessoal e profissional. Segundo ele, Gervásio foi visionário ao criar oportunidades, como o loteamento conhecido como “Gervasolândia”, voltado a quem não tinha moradia, em um terreno nobre.
Naudir José Longen (PP) falou sobre o perfil firme do homenageado: “Ele teve pulso para tomar decisões pensando no bem da cidade, mesmo que nem todos entendessem naquele momento”.
Sérgio Rech (PP) também trouxe à tribuna o impacto estadual da trajetória de Gervásio: “Trabalho, compromisso e espírito democrático definem seu legado”.
Bancada do MDB
Professor Feliciano José Paes, o Neto (MDB), mesmo sendo oposição política, disse que é importante reconhecer o valor de quem pensa diferente: “O adversário não é inimigo. A política feita com maturidade nos ensina a respeitar quem construiu uma história”.
Já o vereador Luiz Carlos Laurindo (MDB) considera Gervásio como um “privilegiado” por ultrapassar a marca dos 80 anos e por ter podido dedicar mais de cinquenta anos à política local.
Bancada do PL
Já o vereador Jorge Kratz (PL) lembrou da atuação de Gervásio como educador e lembrou da sua importância na fundação da Estação Experimental da Epagri, viabilizada com o lucro da primeira Festa da Cebola, em 1985.
Felipe Muller (PL), contou como Gervásio o incentivou a seguir carreira na política. Ele conta que iniciou muito jovem nas atividades na prefeitura e que, com a orientação e apoio do gestor, pôde ganhar espaço e oportunidades.
Bancada do PSD
A vereadora Tatiane Luchtenberg (PSD) enalteceu o perfil visionário do ex-prefeito, que começou a vida como engraxate e se formou em Direito. “Seu legado é de uma biografia sem manchas. Um verdadeiro exemplo de superação e dedicação à causa pública”, disse.
Por fim, Valfrido Hamm (PSD), lembrou que a política em sua família começou por influência de Gervásio, ainda na década de 1980. “Mesmo quando estivemos em lados opostos, nunca faltou respeito entre nós”, finaliza.
Ouça, na íntegra, a segunda parte do Jornal da Sintonia Especial deste sábado, 05 de julho.