Segurança

Rede de Vizinhos será ampliada em Ituporanga

Polícia Militar inicia processo de expansão para cobrir bairros da área central.

Rede de Vizinhos será ampliada em Ituporanga Foto: Divulgação

 

Em Ituporanga a Rede de Vizinhos foi implantada em 2017 e iniciou com a participação de  moradores da comunidade de Bela Vista. Aos poucos, com o apoio de demais entidades o programa foi sendo ampliado e agora a ideia é expandir  para praticamente toda a área central da cidade.

O processo de expansão iniciou nessa semana com a distribuição de convites para reuniões que serão realizadas nos bairros na próxima semana. Os encontros para esclarecimento do programa e formação dos novos grupos da Rede de Vizinhos devem ser realizados nos bairros Centro, Santo Antônio, Jardim América, Gabiroba e Boa Vista. A efetivação dos grupos deve ocorrer até meados do mês de abril.

“Desde quarta-feira, dia 21, até às vésperas das reuniões,  diariamente as equipes de policiais militares de serviço de Ituporanga realizarão rondas programadas e visitas nas residências e comércios dos bairros acima citados, com o intuito de entregar convites para a reunião e também da disponibilizar  ficha de cadastro aos que pretendem participar desta ação”, explicou o capitão PM Vanilo Vignola, comandante da 4ª Companhia da Policia Militar de Ituporanga.

O comandante acrescenta ainda que naquelas residências em que os moradores estiverem ausentes, os policiais militares deixarão convite na caixa de correios e/ou em local adequado, no qual constará contato telefônico da Corporação para sanar eventuais dúvidas acerca do programa e acerca das reuniões previstas.

“Nesse processo, serão mantidos contatos com as lideranças dos bairros (presidentes de associações de bairros e demais pessoas que exerçam liderança na comunidade), visando sensibilizá-los à participação do programa e também para que possam mobilizar o maior número de participantes neste programa”, complementa Vignola.

A "Rede de Vizinhos" é uma ação estratégica de prevenção que busca parcerias com a comunidade, tendo como objetivo coibir práticas delitivas, desordens e estimular a cidadania ativa, através de estreitamento de laços entre os próprios vizinhos e entre a Polícia Militar para o desenvolvimento de ações preventivas e de reforço à segurança pública local.

O capitão PM Vanilo Vignola, comandante da 4ª Companhia da Policia Militar de Ituporanga, salienta ainda, que quanto maior a participação e adesão dos moradores, comerciantes e empresários, maiores as possibilidades de construir uma cidade mais tranquila e ordeira. “Através da cooperação entre polícia e comunidade, através de ações preventivas, ideal que todos perseguem em prol das boas relações de convívio e na incessante busca da paz social e segurança das pessoas”, completa.

Como funciona

A Rede de Vizinhos utiliza como o canal de comunicação utilizado o aplicativo WhatsApp que facilita a interação dos integrantes. “Não é um grupo aberto, visto que para participar o integrante deve ter no mínimo de 18 anos e a partir disso preenche uma ficha de cadastro e respectivamente um termo, onde assume a responsabilidade de preservar as informações constantes no grupo não divulgando nenhuma mensagem, foto ou qualquer informação do grupo ou de seus integrantes, a pessoas que não estejam inseridas, sob pena de responsabilidade civil e criminal”, explica o comandante da 4ª companhia da Polícia Militar de Ituporanga.

O Grupo Rede de Vizinhos é monitorado 24 horas pelo policial militar de plantão na Central de Operações da PM e é umas das formas de comunicação com a Policia Militar, porem caso haja uma emergência, ocorrências, elementos e/ou veículos em atitudes suspeitas, o contato prioritário deve continuar sendo a ligação ao 190, visto que “a Rede não substitui a chamada ao 190. Além disso, a ideia é usar as informações do grupo em conjunto com as câmeras de monitoramento existentes em todo o município, inclusive as instaladas nos estabelecimentos comerciais, e nas residências.

Calendário de reuniões Rede de Vizinhos Ituporanga:

Data:

Horário

Local

Convidados

17/04/2018

 às 19h30min

Câmera de Vereadores de Ituporanga

 Moradores/comerciantes do Bairro Centro;

18/04/2018

 às 19h30min

Câmera de Vereadores de Ituporanga

 Moradores/comerciantes dos Bairros Santo Antônio e Jardim América;

19/04/2018

 às 19h30min

 Câmera de Vereadores de Ituporanga

 Moradores do Bairro Gabiroba;

20/04/2018

 às 19h30min

 Câmera de Vereadores de Ituporanga

 Moradores/comerciantes do Bairro Boa Vista.

 

Ampliação para a área rural

Iniciado de forma piloto em 2016, o programa hoje é realidade em pelo menos 70 municípios de Santa Catarina. Na Região da Cebola, a implementação iniciou em Atalanta. No município além da “Rede de Vizinhos” já existe também a “Rede de Segurança Rural”, também conhecida como Patrulha Rural.

Na quinta-feira, dia 15, foi realizada reunião no município com objetivo de expansão da Patrulha Rural. O projeto piloto foi implantado em novembro de 2017 na comunidade de Alto Dona Luíza. Em fevereiro do mesmo ano, foi implantado na comunidade de Santo Antônio. “Nesta estratégia de policiamento, cada agricultor é cadastrado em um banco de dados da PM, e depois adicionado em um grupo de whatsapp, nos moldes da “rede de vizinhos”. No cadastro além de conter os dados do morador, também há um banco de imagens de bens que os agricultores possuem, as imagens são arquivadas e em possíveis casos de crime, fica mais fácil de localizar”, explica o comandante da 4ª companhia da Polícia Militar de Ituporanga Vanilo Vignola.

Após as etapas, as propriedades são identificadas com placas do programa. Em locais que há problema com internet, o morador pode utilizar o 190, que é hoje o principal canal de comunicação da PM. “Além de redução de crimes na área rural, tivemos a recuperação de objetos furtados e prisão do autor, isso garante que estamos no caminho certo”, comenta.

O programa tem o principal objetivo de polícia comunitária, para que a população atue em cooperação para prevenção de crimes e vigilância natural, aproximando o homem do campo com a polícia militar.

 

Por Authencica Comunicação Integrada

Outras Notícias