No dia 17 de agosto, Petrolândia vai sediar o roteiro de lançamento do Caminhos do Campo, um programa de turismo no espaço rural. Serão seis destinos para conhecer e as inscrições seguem até o dia 12 de agosto com um custo de R$ 70 por pessoa, que podem ser efetuadas através do site da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), e inclui além das visitação, alimentação durante todo o dia.
O projeto da Amavi através da Assessoria de Turismo, iniciou no ano passado em Presidente Getúlio, com 22 famílias participantes e agora está sendo expandido para Petrolândia e também Ibirama.
O “Caminhos do Campo” trabalha o turismo no espaço rural e tem como objetivo oferecer aos turistas a oportunidade de vivenciar as práticas, costumes, tradições, cultura e gastronomia local.
O roteiro do projeto em Petrolândia iniciará a partir das 8h40, e a concentração será na Igreja do Rio Antinhas com saída às 9h. O primeiro destino será o Sítio Rouwstik, onde haverá visitação, café do campo e produtos derivados de ovelha. Depois, na Chácara Esmeralda, também haverá visitação e venda de frutas da época, seguindo para a Cachaças Kuhnen, onde será oferecido a degustação e venda de produtos derivados da cana e cerveja artesanal. O almoço colonial vai acontecer na Petropark, e depois, os participantes seguirão para as Ilhas do Perimbó e Pousada Blumenhaus.
Será fornecido o transporte coletivo aos participantes e os que optarem, podem fazer o roteiro com os próprios veículos. “Em Petrolândia a gente trabalha não só com essas seis famílias que estão no lançamento. Para um dia de roteiro a gente consegue visitar seis, mas a gente tem uma média de 10 famílias sendo trabalhadas. Algumas estão no estágio mais elevado, outras estão implantando seu negócio, se capacitando, e essas seis já estão capacitadas”, completou a assessora de Turismo da Amavi, Fabiana Dickmann.
Ela disse ainda que um roteiro teste foi realizado nesta semana, com um grupo de Presidente Getúlio e tudo ocorreu conforme o planejado. “O roteiro foi um sucesso, cronometramos o tempo, os horários fecharam corretamente. Agora fica o convite para as pessoas participarem, se inscreverem no site da Amavi, o pagamento é feito no local mas é a inscrição que vai garantir a participação, já que temos vagas limitadas por conta de se tratar de famílias do meio rural, ou seja, são casas que não comportam muitas pessoas”.
Elisiane Maciel
Diário do Alto Vale