O programa “Caminhos do Campo” surgiu após a criação da nova região turística Caminhos do Alto Vale, na construção do seu Plano Regional de Desenvolvimento Turístico, onde os Gestores Municipais observaram a grande vocação da região para o desenvolvimento da atividade do Turismo no Espaço Rural e a carência de programas ou projetos com características regionais que orientassem e incentivassem sua implantação. Diante desta necessidade, a Associação de Municipios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI), através da Assessoria de Turismo, instituiu uma comissão com técnicos da área de turismo, gestores municipais, proprietários de imóveis rurais que trabalham o turismo e técnicos da vigilância sanitária para criação do Programa de Turismo no Espaço Rural “Caminhos do Campo”.
O objetivo do programa de turismo no espaço rural é oferecer aos turistas a oportunidade de vivenciar as práticas, costumes, tradições, cultura e gastronomia local, além de oferecer uma alternativa a mais de renda para as famílias que vivem no campo, fortalecendo e incentivando sua permanência na área rural, especialmente os jovens. E, também, fomentar a atividade do turismo no espaço rural regional, garantindo a qualidade dos serviços oferecidos e a segurança dos visitantes, bem como a manutenção dos princípios éticos do programa, trazendo mais sustentabilidade para o meio rural.
No último dia 05 de setembro, foi realizado em Urupema, na Serra Catarinense, a palestra "Estratégias e Desenvolvimento Territorial, Case: Caminhos do Campo", conduzida pela turismóloga da Amavi Fabiana Dickmann. O evento, que integra o Programa Nacional do Sebrae de Agentes de Roteiros Turísticos, teve como foco o fortalecimento da governança local, a criação de produtos turísticos e o uso de diagnósticos de destinos inteligentes.
O repórter Jean Carlos conversou com a assessora de turismo e cultura da AMAVI, Fabiana Dickmann, e traz mais detalhes na reportagem. Acompanhe: