A administração municipal de Chapadão do Lageado anunciou a aprovação da nova reforma administrativa, que reduz de oito para sete o número de secretarias. A proposta foi aprovada em segunda votação na Câmara de Vereadores na terça-feira (01) e tem como objetivo reorganizar a estrutura interna da prefeitura, reduzir gastos com contratações e otimizar os serviços públicos prestados à população.
RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP
Conforme o vice-prefeito André Sebold, a reforma foi planejada desde o período eleitoral e está alinhada com o compromisso firmado com a população durante a campanha.
Pastas unificadas e nova secretaria criada
Com a reestruturação, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente foi fundida em uma única pasta, assim como as de Administração e Fazenda. Além disso, foi criada a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Eventos, fortalecendo o foco da gestão em áreas de desenvolvimento social e econômico.
A medida também extingue cargos obsoletos, como operadores com carga horária de 20 e 30 horas, que não vinham sendo utilizados.
Novos cargos e gratificações para evitar contratações
Para suprir a demanda causada pela chegada de novos equipamentos, como patrola, caçamba, carregadeira e ônibus, foram criados quatro novos cargos de operador de máquinas. Entretanto, a prefeitura evitou criar outras funções comissionadas.
Segundo o vice-prefeito, a opção foi pela criação de gratificações para servidores efetivos que assumirem funções adicionais, como coordenação, sem necessidade de novas nomeações. O projeto foi apresentado ao Ministério Público, que parabenizou a gestão pela medida responsável.
Ajuste no vale-alimentação
A reforma também incluiu um aumento de R$ 200 no valor do vale-alimentação dos servidores, reforçando o compromisso da prefeitura com a valorização funcional.
Evento com mulheres empreendedoras reforça economia local
Durante a entrevista, o prefeito Eugênio Roling também destacou a participação em eventos na Assembleia Legislativa, como a homenagem à família Bilk, referência na produção de orgânicos.
Além disso, reforçou o convite para a feira de mulheres empreendedoras, que acontece toda primeira sexta-feira do mês, na Praça da Fé, a partir das 13h. Os produtos comercializados são todos cultivados e produzidos por moradoras do município.
Reforma já mostra impacto na prestação de serviços
A última reforma administrativa no município havia sido feita em 2009. Com o crescimento da demanda por serviços públicos nos últimos anos, a gestão afirma que a nova estrutura vai permitir maior agilidade, controle e qualidade na prestação dos serviços.
A administração aposta que, até o fim de 2025, os resultados serão visíveis e bem avaliados pela população.
Ouça os detalhes com Josué Eger: