A notícia da inclusão da cebola na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (LETEC), foi comemorada pelo presidente da câmara de vereadores de Ituporanga, Adriano Coelho (PP). Ele ressaltou que o Poder Legislativo não mediu esforços para auxiliar os produtores nessa luta que já vinha se arrastando a muito tempo.
"Estamos muito felizes com a informação que recebemos no final da tarde de hoje que finalmente a cebola passará, a partir do ano que vem, a integrar a lista da LETEC. A Câmara buscou sempre estar ao lodo dos produtores, participando ativamente dos manifestos, da divulgação dos atos e abrindo espaço para que lideranças da classe pudessem se manifestar nesta Casa. Acredito que o esforço de todos tenha sido válido e a partir de agora a cebolicultura, sem dúvida, viverá um novo tempo", comentou Coelho.
No início do mês passado, atendendo convite da Associação dos Produtores de Cebola de Santa Catarina (APROCESC) e da Associação Nacional de Produtores de Cebola (ANACE) Adriano esteve em Brasília, acompanhado dos vereadores, Jaime Sens (PP), Rodolfo Stadnik Filho "Fuck" (PP) e Leandro Heinzen (PSB), onde participou de encontro com Ministros e com membros da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) reivindicando que a cebola fosse incluída na LETEC.
"Naquela oportunidade estivemos lá representados todos os vereadores da Câmara de Ituporanga e ao lado de várias lideranças e de associações, podemos reforçar o pedido da importância da taxação da cebola importada em pelo menos 25%. Felizmente após uma grande expectativa o pedido foi aceito e a espera valeu a pena.", concluiu.
De acordo com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, a cebola será taxada a partir do ano que vem em 25%. No ano de 2019 a taxação passa a ser de 20%, em 2020 de 15% e em 2021 volta a TEC normal.
Por Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Ituporanga