Os progressistas já pensam em uma possível candidatura própria
As lideranças do Partido Progressista do Alto Vale estão convidadas a participar do Encontro Regional do partido que acontece neste sábado, às 9h30, na Associação Desportiva Duque de Caxias, em Rio do Sul. O principal objetivo do evento é a discussão entre as bases e lideranças estaduais sobre o cenário do projeto 2014. “O Partido Progressista até então está aguardando uma definição do governador Raimundo Colombo, que diz ter uma vaga ao senado na chapa a reeleição. Contudo, na última segunda-feira, em reunião com lideranças do PP ele agradeceu o apoio, mas em nenhum momento deixou claro que a vaga ao senado é do partido”, explicou o presidente do PP em Rio do Sul, Denilson Padilha.
Em virtude da indefinição de Colombo, os progressistas já pensam em uma possível candidatura própria. “Temos bons nomes como o de Hugo Biehl, Ângela Amim e de João Pizzolatti, mas temos feito certa aclamação também pelo nome de Esperidião Amim, porque as pesquisas vêm demonstrando que ele é o único candidato que pode levar as eleições ao segundo turno”, destacou Padilha.
A preocupação das lideranças regionais é com o fim do prazo legal para as convenções, o que acontece já neste dia 30. “Não podemos mais ficar apenas aguardando, e esse será nosso principal tema neste encontro de sábado, o Amim estará aqui e quem sabe já nos traga uma definição”. Segundo o presidente do partido de Rio do Sul, Amim já esteve mais restrito a essa possibilidade, mas em reunião no Oeste catarinense, recentemente, ele teria dito que na necessidade não vai se furtar de concorrer ao governo.
Neste cenário em que o PP lançaria candidato ao governo de Santa Catarina, há também possíveis coligações ou com o PSDB de Paulo Bauer ou com o PT de Claudio Vignatti. “Nós vamos discutir isso também no sábado, mas estamos bastante cautelosos porque esse é um segundo passo, mas como as lideranças da região estão querendo que o PP tenha candidato próprio, essa é uma pergunta frequente”, ressaltou Padilha, que ainda firmou que em andanças pelo Alto Vale, junto com o pré-candidato a deputado estadual, Ernesto Bernardini, nos 28 municípios 90% da base progressista apoio a candidatura própria.
O líder do Partido Progressista em Rio do Sul confirmou que as duas portas, tanto com PSDB, quanto com o PT, estão abertas.
“Hoje há uma tendência um pouco maior de um projeto com o PSDB, uma vez que eles têm um presidenciável, o Aécio Neves, que nos agrada, mas também temos coligações com o PT em municípios da região que funcionam muito bem e por isso nada está descartado. O que precisamos realmente é definir se vamos ter candidato ou não, para então discutirmos isso, o que também precisa acontecer antes das convenções estaduais destes partidos”.
O PP está levando em consideração também, que a presidente Dilma pediu que Vignatti fosse candidato ao senado da chapa de Colombo, e que Luiz Henrique (PMDB) já o teria chamado para uma conversa.
Já estão confirmados para o evento de sábado em Rio do Sul, Esperidião Amin, Hugo Biehl e João Pizzolatti.
Educadora AM/Rádio Sintonia