Aproximadamente 30 peças furtadas em cemitérios de três municípios no Alto Vale do Itajaí foram recuperadas na última sexta-feira (14), pela Polícia Civil. O material foi encontrado após dois meses de investigação. As lápides de bronze e os crucifixos foram retirados de túmulos nas cidades de Agronômica, Ituporanga e Petrolândia e começaram as ser devolvidos aos familiares responsáveis pelos jazigos danificados com a ação nesta segunda-feira (17).
Segundo informações divulgadas pela Polícia Civil foram identificadas três pessoas pela autoria dos delitos: um casal e uma adolescente de 16 anos. Em depoimento os dois maiores revelaram que as lápides e os crucifixos seriam usados em “rituais de magia negra”.
Os policiais, entretanto, desconfiam da versão contada, porque em muitos casos as peças são vendidas para receptadores. Segundo a polícia, com outra versão dos fatos, os suspeitos conseguiriam preservar a identidade de quem adquire o material furtado.
As lápides e os crucifixos de bronze têm alto valor comercial. A mais antiga das lápides recuperadas tem como data de 1927. Muitos familiares foram localizados por meio do SISP Sistema Integrado de Segurança Pública.
Por Redação DC
NSC Total