Geral

Municípios se unem para incrementar Natal de Santa Catarina

Municípios se unem para incrementar Natal de Santa Catarina

Balneário Camboriú, Itajaí, Blumenau e Florianópolis estão unidas com o objetivo de desenvolver seus eventos natalinos

As cidades de Balneário Camboriú, Itajaí, Blumenau e Florianópolis estão unidas com o objetivo de desenvolver seus eventos de Natal de forma integrada e incrementada. Para isso, representantes do turismo das quatro cidades se reuniram na Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú, nesta semana, para um encontro com Sérgio Korsakoff, o criador do projeto Natal Luz, de Gramado (RS), que é um case de sucesso.

De acordo com o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário, Ademar Schneider, a ideia não é competir com a cidade gaúcha, até porque esse é um projeto a médio e longo prazo.

No encontro, secretarias e entidades envolvidas com o Natal receberam instruções sobre como ampliar os projetos, utilizando elementos comuns capazes de criar um roteiro de visitação.

A experiência de Korsakoff com o Natal iniciou em 1991. Além de acompanhar o crescimento do Natal Luz, de Gramado, que hoje movimenta R$ 25 milhões na economia da cidade e é o segundo maior evento do país, atrás apenas do Rock in Rio, o especialista já desenvolveu projetos natalinos para Curitiba (Natal HSBC), além de outros municípios brasileiros, como João Pessoa, na Paraíba, e em Brasília, Capital Federal.

— Um dia, plantamos uma semente em Gramado, com uma promoção que movimentou inicialmente 500 espectadores. Hoje o Natal Luz é um case de sucesso e está indo para sua 29ª edição— contou o especialista. O Natal Luz 2013 atraiu mais de 1,5 milhão de pessoas a Gramado, durante 73 dias da promoção.

Para a região entre Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú e a Capital, Korsakoff sugere um planejamento forte, com um espetáculo comum que esteja nas quatro cidades, em datas diferenciadas.

— Deve ser um planejamento de média ou longa duração, para emplacar uma marca, um conceito. Deve ter uma linguagem única, sem apresentar concorrência e que cative as pessoas — ponderou.

Korsakoff explicou que a regionalização do Natal pode se transformar num legado, mas além de tempo e persistência, será necessário bom planejamento.

Na próxima semana, o encontro dos representantes do turismo das quatro cidade se encontrarão em Florianópolis, para que os conceitos comecem a ser discutidos e trabalhados. O projeto já tem o aval da Santa Catarina Turismo (Santur).

O SOL DIÁRIO

Outras Notícias