O caso de Darci Novah Vahl, de Dona Emma, no Alto Vale do Itajaí, teve um desfecho na Justiça na semana passada. A mulher de 56 anos foi morta pelo marido, que agora terá de cumprir 18 anos de prisão em regime fechado. O crime ocorreu em dezembro de 2023, quando o companheiro da vítima a agrediu, perseguiu com um trator e a apunhalou pelas costas com uma marreta.
O tribunal do júri ocorreu na quinta-feira (6), em Presidente Getúlio. Preso preventivamente, o homem continuará detido mesmo que a defesa decida recorrer. Ele foi condenado por homicídio qualificado por feminicídio, motivo fútil, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da mulher. Além disso, terá de pagar R$ 200 mil pelos danos que causou.
— O crime chocou muito a comunidade local e nós, do Ministério Público, estamos comprometidos no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Casos como esse evidenciam a necessidade de medidas preventivas e educativas para evitar que novos feminicídios ocorra — opinou a promotora do caso, Juliana Cangussu.
O Ministério Público trouxe detalhes do crime que chocou a pequena Dona Emma. Darci teria manifestado o desejo de se separar do marido violento, o que resultou em uma nova briga. Ela tentou fugir, mas foi perseguida pelo parceiro, que usou um trator para isso. Ele a alcançou, puxou os cabelos da vítima e a golpeou com uma marreta na cabeça, pelas costas.
Fonte: Portal SC Total