Agricultura

Epagri usa tecnologia para reduzir estresse térmico no gado leiteiro

Plataforma AgroConnect fornece dados climáticos atualizados para produtores rurais

Epagri usa tecnologia para reduzir estresse térmico no gado leiteiro Criação de gado. Foto: Pixabay / Pexels

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) está investindo em tecnologia para auxiliar produtores rurais a minimizar os impactos das condições climáticas sobre o gado leiteiro. Durante o verão, o estresse térmico pode reduzir a produção de leite em até 20%.

RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP

De acordo com o pesquisador da Epagri, Gerson Conceição, o estresse térmico ocorre quando o animal recebe carga térmica excessiva, comprometendo sua produção e saúde.

Os sinais de alerta incluem aumento da salivação e transpiração, menor consumo de alimento, maior ingestão de água e elevação da frequência respiratória e cardíaca. Se a temperatura corporal ultrapassar 39,1ºC, o gado está em condição crítica.

 

Como funciona a tecnologia

Para enfrentar esse desafio, a Epagri desenvolveu o AgroConnect, uma plataforma digital que fornece dados climáticos atualizados a cada hora. Com informações coletadas por cerca de 300 estações meteorológicas espalhadas pelo estado, o sistema analisa o nível de estresse térmico do gado e apresenta os dados em um mapa de cores, variando do verde (sem risco) ao vermelho (alto risco).

O AgroConnect permite que os produtores consultem, de forma rápida e prática, os índices climáticos e tomem medidas preventivas. A ferramenta está disponível para acesso online.

Para mais informações sobre o AgroConnect e como utilizar a plataforma, os produtores podem acessar o site da Epagri ou procurar uma unidade de atendimento da instituição.

 

OUÇA A REPORTAGEM DE JOSUÉ EGER:

Outras Notícias