A Estação Experimental da Epagri em Ituporanga passa por uma fase de renovação com a chegada de novos pesquisadores. Entre os investimentos, estão setores estratégicos, como irrigação para culturas de cebola e hortaliças, além do controle de plantas daninhas.
RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP
Novos profissionais preenchem lacunas
O chefe da estação, Gerson Wanzer, destacou que a contratação de novos profissionais preenche lacunas de pesquisa que há tempos não eram trabalhadas na região. Entre os novos integrantes estão o engenheiro agrícola Floriano Luiz Suzek e a engenheira agrônoma Thaísa Dalmagro.
Suzek, vindo de Cascavel (PR), é doutor na área de recursos hídricos e assume os estudos sobre irrigação. Segundo ele, a técnica pode elevar em até 50% a produção de cebola quando aplicada corretamente. Já Dalmagro, com experiência na docência e pesquisa, se dedicará ao controle de plantas daninhas, que podem causar perdas significativas nas lavouras.
Impacto para os agricultores
A estação tem como foco gerar conhecimento para ser disseminado entre os produtores rurais. A interação com os agricultores ocorrerá por meio de eventos técnicos, dias de campo e ações dos escritórios locais da Epagri.
Além da ampliação da equipe, a estação adquiriu recentemente um trator avaliado em R$ 300 mil, e estão previstas novas aquisições e melhorias estruturais, como a troca do telhado. Outra novidade é a pavimentação asfáltica da estrada de acesso, facilitando a visita de produtores e pesquisadores.
OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA: