Geral

Dilma deve fazer sobrevoo em áreas atingidas pelas chuvas nesta terça

Dilma deve fazer sobrevoo em áreas atingidas pelas chuvas nesta terça Em Guaramirim, aproximadamente mais de 15 mil pessoas ficaram desabrigadas e 400, desabrigadas (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

Presidente parte da base aérea de Brasília e chega a Caçador às 11h50.
Previsão é de que ela sobrevoo o território catarinense por 30 minutos.

A presidente da República, Dilma Rousseff, fará um sobrevoo pelas áreas atingidas pelas enchentes em Santa Catarina nesta terça-feira (17). A previsão é de que ela chegue ao aeroporto de Caçador, no Oeste, às 11h50. O sobrevoo em território catarinense deve durar 30 minutos.

Cerca 400 mil pessoas em 42 municípios foram afetados pelas chuvas, de acordo com dados da Defesa Civil do estado. A entidade calcula que 50 mil pessoas ficaram desalojadas e 6 mil, desabrigadas. São 37 decretos de situação de emergência e duas cidades em estado de calamidade pública.

Pela agenda oficial da presidente, ela parte da Base Aérea de Brasília às 10h para Caçador. Está previsto para 12h o sobrevoo pelas áreas atingidas pelas enchentes em Santa Catarina. Segundo a agenda, 30 minutos depois, Dilma deve pousar no aeroporto de União da Vitória, no Paraná, onde terá uma reunião na Câmara de Vereadores do município.

Em seguida, a presidente parte para Brasília do aeroporto de Caçador às 14h30.

Situação de emergência estadual

Os registros de chuva forte há pouco mais de 10 dias em Santa Catarina fizeram o governo do estado decretar situação de emergência. O documento reconhece 41 municípios listados pela Defesa Civil estadual e vale por 180 dias. Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda (16), o decreto foi assinado pelo governador Raimundo Colombo na última sexta (13).

O prazo de validade do decreto prevê a entrega de documentos de municípios que ainda estão com situação de enchente. As áreas que registraram maior número de problemas devido às chuvas ficam no Norte catarinense e no Vale do Itajaí. O município de Corupá, no Norte, registrou o maior volume de precipitação (462 milímetros em 96 horas, segundo a Epagri/Ciram).

G1 SC

Outras Notícias