Geral

Defesa Civil executa obra emergencial para conter vazamento na barragem de Taió

Defesa Civil executa obra emergencial para conter vazamento na barragem de Taió Moradores perceberam movimentação em obra de canal extravasor na barragem de Taió - Foto: Gilmar de Souza / Agência RBS

Infiltração foi verificada em canal em construção.

Moradores de Taió, no Alto Vale do Itajaí, perceberam movimentação de terra na contenção de barro aberta no muro da Barragem Oeste nesta terça-feira. A abertura no muro foi feita durante obra do canal extravasor, que deve aumentar a capacidade de vazão da água acumulada do rio Itajaí D'Oeste. 

O diretor de Projetos Especiais da Secretaria de Estado da Defesa Civil, coronel Emerson Neri Emerim, explica que a abertura no muro faz parte da obra do novo canal extravasor da barragem, junto com as obras de sobrelevação. Para proteger este vertedouro, foi construída no entorno uma proteção com uma espécie de muralha de terra. 

Segundo Emerim, o movimento que os moradores das proximidades da barragem perceberam provavelmente ocorreu nesta contenção de terra, chamada de ensecadeira. O diretor admite que a obra do canal deveria ter sido concluída ainda em maio, antes do período de chuvas. No entanto, foram justamente as chuvas do mês passado que prejudicaram o término do canal. Emerim garante que não há risco de rompimento da barragem: 

— Independente desse rasgo no barramento, além da proteção de barro (ensecadeira) estamos levantando uma parede de vigas de aço. Se um dia rompesse a ensecadeira, a água passaria com volume inexpressivo entre as frestas da barreira de aço. 

O diretor de Projetos Especiais ainda assegura que a contenção metálica deve ser concluída até a meia-noite desta terça-feira. Esta proteção de terra tem sete metros de largura na base e 10 metros de altura. Atualmente, a barragem de Oeste, em Taió, tem 25 metros de altura de barramento, capacidade para acumular até 83 milhões de metros cúbicos de água e sete comportas. Com as obras de sobrelevação, a barragem terá aumento de dois metros de altura e poderá conter cerca de 100 milhões de metros cúbicos de água. 

Nesta terça-feira, as sete comportas da barragem Oeste estavam abertas, vertendo 163 metros cúbicos de água por segundo. A construção do canal extravasor deverá contribuir para aumentar a vazão da barragem. O Santa entrou em contato com a Salver Construtora e Incorporadora, responsável pela obra na barragem, mas não houve retorno da empresa.

JORNAL DE SANTA CATARINA

Outras Notícias