Saúde

Centro de Valorização da Vida Rio do Sul inicia atendimentos por telefone

Centro de Valorização da Vida Rio do Sul inicia atendimentos por telefone

 

Os atendimentos telefônicos do Centro de Valorização da Vida - CVV Rio do Sul iniciaram no dia 03 de fevereiro. O grupo com cerca de 20 plantonistas está atendendo as ligações pelo telefone 188 (gratuito em todo país). Outros voluntários também realizam funções na ONG Despertar, responsável pela manutenção do posto no município. O CVV Rio do Sul também conta com apoio de entidades, empresas, profissionais, comunidade e poder público.

O serviço voluntário e gratuito do CVV oferece apoio emocional, por meio de diálogo compreensivo e sigiloso, para todos que precisam conversar sobre suas dores e descobertas, dificuldades e alegrias.

A abertura do posto aconteceu após um período para busca de voluntários, adequações jurídicas e administrativas. "É com alegria que iniciamos os atendimentos. Depois de organizarmos todos os preparativos para oferecer o serviço - estrutura e voluntários capacitados - o Posto do CVV Rio do Sul está apto para atender com carinho e atenção as pessoas que procuram por apoio emocional”, explicou André Borguezan, presidente da ONG Despertar, mantenedora do posto.

 

Para Gabriel Gómez, vice-presidente da ONG Despertar, “a inauguração do posto é a conclusão de uma importante etapa de trabalho voluntário, que envolve burocracia, capacitação e amor ao próximo e, o começo de outra mais importante: O apoio emocional na prática, para uma região com índices preocupantes de suicídios”.

 

Sobre o CVV

O CVV — Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo, em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, desde 1973.

A instituição é associada ao Befrienders Worldwide, que congrega entidades congêneres de todo o mundo, e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio, do Ministério da Saúde, com quem mantém, desde 2015, um termo de cooperação para a implantação de uma linha gratuita nacional de prevenção do suicídio.

O CVV no Brasil: 2 milhões de atendimentos anuais - 2,4 mil voluntários

Os atendimentos também são feitos pelo site www.cvv.org.br (chat e  e-mail) e pessoalmente (em alguns postos).

Outras Notícias