Daniela Reinehr (sem partido) assumirá o cargo de governadora interina de Santa Catarina nesta terça-feira (30). Esta é a segunda vez que Carlos Moisés (PSL) é afastado e Reinehr fica à frente do poder executivo de SC.
Catarinense nascida em Maravilha, no Oeste, ela é a única mulher na história do Estado a ser chefe do Executivo Estadual.
O afastamento de Moisés, por até 120 dias, ocorre após decisão do Tribunal Especial de Julgamento na sexta-feira (26). A votação, por 6 votos a 4, foi favorável ao andamento do processo de impeachment no caso da compra de respiradores por R$ 33 milhões com dispensa de licitação. Com isso, a decisão afasta Moisés por até 120 dias a partir desta terça.
Em sua primeira coletiva como governadora em exercício, no dia 27 de outubro de 2020, Daniela apontou que o foco de seu governo seria a recuperação econômica.
Além disso, também pontuou que assumiria o cargo diante de uma crise, agravada pela pandemia, e o Estado com a credibilidade fragilizada após o primeiro processo de impeachment de Moisés. Ela ficou no cargo até 27 de novembro, quando houve a absolvição e o retorno de Carlos Moisés como governador de Santa Catarina.
Em relação à pandemia, na ocasião, Reinehr alegou que as medidas mais restritivas deveriam partir das prefeituras, e disse ainda que não era favorável ao “fecha tudo”: “Temos que isolar os doentes, não os saudáveis.”, declarou.