Jogo pesado. Nesta quarta-feira, às 20h, Avaí e Chapecoense se enfrentam no primeiro duelo entre os representantes de Santa Catarina na Série A do Campeonato Brasileiro. Porém, o peso vai além do embate de times da elite nacional. É confronto direto pelo Campeonato Catarinense 2019, e que pode render a liderança provisória caso haja um vencedor na partida na Ressacada, em Florianópolis, e válida pela nona rodada – o Figueirense, primeiro colocado, vai ficar com uma partida a menos.
Os times começaram o Catarinense emparelhados, a Chape se distanciou e agora voltam a estar próximos. As campanhas eram iguais até a terceira rodada. Foi quando o Avaí perdeu duas seguidas (ante o arquirrival Figueirense e o Marcílio Dias, que trava briga direta na classificação) e viu o Verdão do Oeste escapar. O Leão da Ilha, a partir de então, engatou uma sequência. Somou 10 pontos dos últimos 12 em disputa e voltou a fazer contato com a dianteira do Estadual.
A Chapecoense vinha em uma constante na competição, grudado ao Figueira na dianteira. Da quinta até o último fim de semana, só não liderou porque os alvinegros tinham vantagem nos critérios de desempate, porque a pontuação era a mesma. Porém, na última rodada, a equipe de Chapecó derrapou. A derrota para o Marcílio Dias – e a consequente perda da invencibilidade – fez com que o Leão da Ilha se reaproximasse. Por conta disso, o primeiro encontro entre os representantes de Santa Catarina na Série A se tornou confronto direto pelo Estadual.
?
Escalações de Avaí x Chapecoense
O Avaí tem retornos e ausências. O zagueiro Betão e o atacante Getúlio cumpriram suspensão no 3 a 0 sobre o Metropolitano e devem estar em campo. Em compensação, o lateral Iury sofreu lesão muscular e virou desfalque. O técnico Geninho não confirmou escalação, tampouco deu indícios dela. O treinamento da véspera foi de portões fechados, e o treinador informou que iria avaliar na atividade jogadores que foram recentemente liberados pelo DM: o zagueiro Marquinhos Silva, os laterais Alex Silva e Igor Fernandes e o atacante Jones. De acordo com o comandante, o treino fechado não está relacionado ao conhecimento que Claudinei Oliveira tem do elenco, já que foi seu antecessor na casamata azurra.
— De vez em quando a gente faz para dar mais tranquilidade. Claro que o Claudinei conhece tudo, então nem precisa de treino fechado para isso. Ele sabe das características dos atletas e está acompanhando, assim como estamos acompanhando a Chapecoense. Você pega três, quatro vídeos e acompanha qualquer time. É mais para tranquilizar e não criar especulação.
Pelo lado da Chape, os atacantes Victor Andrade e Lourency, recuperados de lesão, devem ser as novidades. Eles foram integrados à delegação verde e branca – saíram de Chapecó para se juntar aos companheiros em Florianópolis, depois da derrota para o Marcílio Dias, em Itajaí, no domingo. O técnico Claudinei também preferiu treinamento fechado. A atividade no CFT do Cambirela, do Figueirense, não pôde ser acompanhada por repórteres. O treinador tem dúvidas no meio de campo e um dos dois atacantes que viajaram até a Capital para a partida deve começar o confronto direto na Ressacada.
FICHA TÉCNICA – Avaí x Chapecoense
AVAÍ
Lucas Frigeri; Alex Silva (Igor Fernandes), Betão, Kunde e Lourenço; Matheus Barbosa, Pedro Castro e Gegê; João Paulo, Getúlio e Daniel Amorim. Técnico: Geninho.
CHAPECOENSE
João Ricardo; Eduardo, Rafael Pereira, Joílson e Bruno Pacheco; Elicarlos (Amaral ou Tharlis), Márcio Araújo e Yann Rolim; Lourency (Victor Andrade), Renato e Everaldo. Técnico: Claudinei Oliveira.
ARBITRAGEM: Rafael Traci, auxiliado por Diego Leonel Félix e Luiz Gustavo Ferreira de Souza.
DATA E HORA: às 20h desta quarta-feira.
LOCAL: Ressacada, em Florianópolis.
Por NSC Total