Mais um passo para a implantação do curso de medicina em Rio do Sul foi dado ontem a noite.
A Unidavi sediou uma audiência pública para discutir o tema a implantação do Curso de Medicina no Cento Universitário para o Desenvolvimento dp Alto Vale do Itajaí a Unidavi, que foi presidida pelo presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa de Santa Catarina o deputado Volnei Morastoni do PT.
O encontro teve pouca adesão da comunidade, mas contou com diversas lideranças políticas. Na oportunidade foram esclarecidas as primeiras ações que o município de Rio do Sul precisa tomar para que a implantação do curso se torne realidade.
O Deputado do PT, explicou que a lei que instituiu o programa mais médicos que permite toda uma discussão das carências e necessidades, o Governo Federal estabelece critérios para a formação de médicos e para a abertura de novos cursos de medicina.
O governo pretende criar mais de 12 mil vagas e até o momento já foram abertos três editais que já selecionaram 49 municípios do país habilitados para receber o Curso.
Para entrar no páreo Rio do Sul precisa aguardar a abertura do próximo edital do Ministério da Educação. Para o Reitor da Unidavi Célio Martignago, uma das vantagens é que Rio do Sul atende a várias exigências, entre elas é o Hospital regional que oferece todas as condições para a implantação do curso porque já foi construído para ser um Hospital Escola.
Além disso o Hospital regional possui duas residências médicas e vai instalar mais uma. Outro requisito para a instalação do Curso de Medicina em Rio do Sul é a manifestação popular.
Para isso a vereadora Maria Helena Zimmermann a Kika do PR, encabeçou um abaixo assinado, que será distribuído para os 28 municípios do Alto Vale. O prazo para colher as assinaturas vai até o dia 20 de abril.
Diário Alto Vale