Geral

Agentes treinam para reconhecer motoristas sob efeito de álcool

Agentes treinam para reconhecer motoristas sob efeito de álcool Imagem Ilustrativa

Iniciativa capacita cerca de três mil policiais profissionais para identificar sintomas. Objetivo é reduzir número de acidentes

A fiscalização e a segurança nas estradas irão ganhar um reforço, a partir de julho, com o treinamento de cerca de três mil policiais rodoviários federais. Eles serão capacitados para identificar sintomas de motoristas sob efeito de álcool e outras drogas. O objetivo é reduzir o número de acidentes e a implantar uma nova cultura entre os motoristas brasileiros.

O treinamento, que terá 20 horas-aula, é uma ação do Programa Crack é Possível Vencer, da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad/MJ), em cooperação com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Centro de Pesquisa em Álcool e outras Drogas (CPAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  

O curso capacitará os agentes policias para uma atuação mais completa, além de fiscalizar e aplicar a lei. Eles serão preparados para prever e antecipar inúmeros comportamentos nocivos enquanto o motorista dirige.

O conteúdo oferecerá ao policial instrumentalidade científica para fundamentar suas tomadas de decisões, e para atuar com segurança, intervindo de forma preventiva nas mais variadas situações que encontrar em sua atividade.

Com o treinamento, o Brasil agrega mais uma ação para atender a meta da década, que visa reduzir em 50% o número de mortes no trânsito. Esse desafio foi proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Brasil.gov

Outras Notícias