Agricultura

Aberta a temporada da colheita da Maçã na Serra Catarinense

Expectativa é que sejam colhidas 500 mil toneladas de maçã em SC.

Aberta a temporada da colheita da Maçã na Serra Catarinense Aires Mariga / Epagri

Começou o período da colheita da maçã na Serra Catarinense. Desde a segunda quinzena de janeiro os produtores da região já estão trabalhando nos pomares da variedade Gala. Segundo a presidente da Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina (AMAP), Sheila Zanette, apesar dos desafios climáticos enfrentados ao longo de 2024, com chuvas intensas e alguns períodos de seca, a expectativa é de uma safra superior à do ano passado, com frutos de excelente qualidade.

A estimativa da AMAP é que na safra deste ano sejam colhidas 500 mil toneladas de maçã em Santa Catarina, 10% a mais do que no ano passado, que foi de cerca de 400 mil toneladas. O estado é o maior produtor do país. Já a produção nacional projeta que a safra 2024/2025 alcance 915 mil toneladas, o que representa um aumento também de cerca de 10% em relação ao ciclo anterior segundo informações da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã, (ABPM).

A previsão é que a colheita da Gala finalize no início do mês de março, quando começa a colheita da Fuji, variedade com maior número de frutas. “Acreditamos que será uma safra praticamente igual ou um pouco superior à do ano passado, sendo que o fruto é de excelente qualidade. Estamos iniciando a coleta da Maçã Gala e mais para frente começaremos a coleta da Maçã Fuji, a nossa IG. Que também vem com uma excelente qualidade de produção,” diz a presidente da AMAP, Sheila Zanette.

O produtor Edson Andrade Jr., é fruticultor na localidade de Santa Isabel, e segundo ele a colheita da Gala iniciou dez dias antes do previsto, em comparação com o mesmo período do ano passado.

O produtor diz que a qualidade das frutas se mantém elevada, mas o volume produtivo terá uma queda entre 30% e 40% no pomar da família, devido principalmente aos volumes de chuva.

São Joaquim e região são locais privilegiados para o cultivo de maçã, com condições climáticas que garantem a produção de frutas de alta qualidade.

De acordo com informações da Epagri, só o município de São Joaquim, maior produtor do estado, deve colher cerca de 270 mil toneladas de maçãs em aproximadamente 10 mil hectares de pomares, dos quais 9 mil já estão em plena produção e 1 mil ainda são áreas novas. O avanço no cultivo sinaliza uma expansão futura, podendo atingir entre 11 e 12 mil hectares nos próximos anos. O extensionista da Epagri, Marcelo Cruz de Liz diz que a apesar da produção se manter semelhante à do ano passado, a expectativa é de frutas com ainda mais qualidade.

Os produtores José Reginaldo Pereira e João Vitor Pereira Marafigo, estão colhendo os frutos de um ano de trabalho árduo em seus pomares de maçã em São Joaquim. Com cerca de 2 hectares dedicados à produção da fruta, eles comemoram a safra deste ano.

A maçã é muito importante para a economia de São Joaquim e região, gerando emprego e renda para a comunidade, especialmente durante a colheita. Milhares de trabalhadores, muitos de outros estados, são contratados para trabalhar nos pomares. A AMAP ainda está realizando um levantamento para quantificar o número de pessoas empregadas nesse período.

Outras Notícias