O coordenador da bancada catarinense em Brasília, deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB), recebe em Santa Catarina o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, no dia 06 de setembro. Ele deve sobrevoar as três barragens do Alto Vale do Itajaí: Sul em Ituporanga, Oeste em Taió, e a Norte em José Boiteux, que é a maior estrutura de contenção de cheias do país.
“Nós temos uma grande preocupação com essa barragem. A represa fica dentro de uma área de reserva indígena, e em junho de 2014, durante uma enchente, houve depredação no sistema de fechamento de comportas. Hoje, se houver a necessidade de operação, é preciso fazer o uso de um caminhão hidráulico. Imagine só, ela tem a capacidade de reter 357 milhões de metros cúbicos de água, é uma ferramenta indispensável para a prevenção de cheias em várias cidades do Vale do Itajaí”, explica o coordenador.
A intenção do parlamentar é aproveitar a oportunidade para sensibilizar o Ministro da necessidade de reparos urgentes, já que a barragem Norte é uma das três responsáveis pelo controle do fluxo das águas no Rio Itajaí-Açú, evitando as enchentes periódicas que assolam a região. Canuto comanda um dos maiores orçamentos da Esplanada. A pasta dirigida por ele é a fusão de dois importantes ministérios: Cidades e Integração Nacional.
Depois de conhecer a estrutura em José Boiteux, Canuto participará do encontro do Fórum Parlamentar Catarinense (FPC) na cidade de Ibirama. Na oportunidade, serão discutidos programas habitacionais do Governo Federal para as zonas urbana e rural, além da possibilidade de investimentos em infraestrutura com recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional.
ESTRUTURA DAS BARRAGENS:
Barragem Oeste, em Taió:
Local: Rio Itajaí d’Oeste
Altura do vertedouro: 25 metros
Número de comportas: 07
Capacidade: 100 milhões de metros cúbicos
Barragem Sul, em Ituporanga:
Local: Rio Itajaí do Sul
Número de comportas: 05
Capacidade: 110 milhões de metros cúbicos
Barragem Norte, em José Boiteux:
Local: Rio Hercílio
Número de comportas: 02
Capacidade: 357 milhões de metros cúbicos