A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, estará em Rio do Sul (SC) no próximo sábado (10/8) para a entrega de retroescavadeiras à região do Vale do Itajaí, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
São 33 municípios selecionados para receber as retroescavadeiras do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário). O ato de entrega acontece noCentro de Eventos Hermann Purnhagen (rua Wenceslau Borini, 2950, bairro Canta Galo), a partir das 10 horas e também contará com a presença do delegado federal do Desenvolvimento Agrário em Santa Catarina, Jurandi Gugel.
A ação do governo federal irá contemplar 269 municípios de Santa Catarina, 47 já receberam os equipamentos, em 2012 e 103 municípios (Grande Florianópolis, Norte, Sul e Planalto Serrano) receberam no início de agosto deste ano. A entrega das máquinas aos municípios brasileiros foi anunciada pela presidenta da República, Dilma Rousseff, no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, no início do ano. Dilma garantiu uma retroescavadeira para cada município com até 50 mil habitantes. Até o final do ano, os equipamentos serão entregues a mais de 3 mil municípios. Entre as cidades selecionadas do Planalto Serrano estão:
Região da Amavi
Agrolândia, Agronômica, Atalanta, Braço do Trombudo, Dona Emma, Ibirama, Imbuia, Ituporanga, José Boiteux, Laurentino, Lontras, Mirim Doce, Pouso Redondo, Presidente Getúlio, Presidente Nereu, Rio do Campo, Rio do Oeste, Salete, Santa Terezinha, Taió, Trombudo Central, Vidal Ramos, Witmarsum
Região da Ammvi
Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio, Timbó
Para a ministra Ideli esta ação irá impulsionar a agricultura familiar já que os equipamentos serão utilizados para a reestruturação de estradas vicinais, por onde passam produtos da agricultura familiar, além de permitir que propriedades rurais e zonas urbanas sejam interligadas com mais facilidade.O valor de cada equipamento está estimado em R$ 300 mil.
Outras regiões do Estado também estão programadas para o recebimento dos equipamentos. As demais 86 cidades do Oeste, Extremo-oeste e região do Contestado, receberão as máquinas entre setembro e outubro deste ano.
Assessoria de Comunicação