Governo Federal ainda avalia trem de passageiros para o Vale do Itajaí
O Ministério dos Transportes continua a análise para a contratação de estudos de viabilidade técnica, econômica, social, ambiental e jurídico-legal para a implantação de um trem regional de passageiros interligando os municípios de Itajaí, Blumenau e Rio do Sul, no Vale do Itajaí, pouco mais de 10 anos depois do lançamento do Plano de Revitalização das Ferrovias. A informação foi repassada na segunda-feira, 4, pela Secretaria de Política Nacional de Transportes à Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), por meio do Serviço de Informação ao Cidadão.
O trecho de 146 quilômetros entre Itajaí e Rio do Sul foi um dos 14 pré-selecionados para o Projeto Trens Regionais, que integra o Programa de Resgate do Transporte Ferroviário de Passageiros, do Plano de Revitalização das Ferrovias; reativado a partir de estudos originais desenvolvidos pelo BNDES, nos anos 1990.
O projeto prevê intervenções para a implantação de trens modernos para ligações regionais e interestaduais, especialmente entre cidades com alta concentração populacional. O estudo original do BNDES avaliou 64 trechos e selecionou aqueles nos quais pequenos investimentos resgatariam o transporte de passageiros, sem prejuízo do transporte de cargas, em regiões que tivessem ao menos uma cidade polo com mais de 100 mil habitantes.
De acordo com o presidente Ciro José Cerutti, a ACIRS irá monitorar de perto este projeto e continuar o acompanhamento de todas as ações pela implantação da Ferrovia da Integração. “O transporte ferroviário de cargas e de passageiros é fundamental para o desenvolvimento sustentável do Vale do Itajaí. Precisamos estar próximos e estimular para que caminhem em conjunto”.
Como anda o Projeto Trens Regionais
O Ministério dos Transportes finalizou os estudos de viabilidade entre os trechos de Caxias do Sul a Bento Gonçalves, no Estado do Rio Grande do Sul, e Londrina a Maringá, no Estado do Paraná. Foram contratados, no período 2011/2012, estudos para quatro novos trechos: Pelotas – Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul, Conceição da Feira – Salvador – Alagoinhas – Feira de Santana, no Estado da Bahia, Teresina/PI – Codó/MA e São Luis – Itapecurú-Mirim, no estado do Maranhão.
Os estudos de viabilidade estão sendo elaborados por meio de Termos de Cooperação firmados pela Secretaria de Política Nacional de Transportes com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal da Bahia (UFBA).
O Projeto para a implantação de trens regionais está no Plano Nacional de Logística e Transportes e no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015, do Governo Federal.
Confira os 14 trechos pré-selecionados
Estado |
Trecho |
Quilometragem |
SE |
São Cristóvão - Aracajú - Laranjeiras |
40 km |
PR |
Londrina - Maringá |
122 km |
RS |
Bento Gonçalves - Caxias do Sul |
65 km |
PE |
Recife - Caruaru |
139 km |
RJ |
Campos - Macaé |
94 km |
MG |
Belo Horizonte - Ouro Preto / Cons. Lafaiete |
149 km |
SC |
Itajaí - Blumenau - Rio do Sul |
146 km |
RS |
Pelotas - Rio Grande |
52 km |
SP |
Campinas - Araraquara |
192 km |
RJ |
Santa Cruz - Mangaratiba |
49 km |
MG |
Bocaiúva - Montes Claros - Janaúba |
217 km |
SP |
São Paulo - Itapetininga |
199 km |
BA |
Conceição da Feira - Salvador - Alagoinhas |
238 km |
MA/PI |
Codó – Teresina - Altos |
205 km |