O novo coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado federal Mauro Mariani (PMDB), vai reunir os senadores e deputados de SC para uma primeira e firme posição junto ao governo federal: a busca de uma solução para o grave problema da falta de gás natural no Estado. O parlamentar tem recebido informações de que importantes investimentos no setor produtivo deixam de ser feitos em várias regiões do Estado porque a SCGás não garante o fornecimento deste insumo vital para as indústrias. O problema não é novo. O governo estadual teve que negociar com o grupo Gaidzinski, do sul catarinense, para viabilizar a implantação da fábrica da BMW na região norte. A cota da empresa de cerâmica foi transferida para a indústria automobilística.
Mauro Mariani tem uma posição forte: “Santa Catarina não tem mais condições de receber indústrias que demandem gás natural para a produção. Já perdemos, inclusive, muitos investimentos por falta do insumo.”
– Se o governo federal está carente de recursos, então que crie um ambiente jurídico e institucional para atrair investimentos privados – destacou.
Na reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, marcada para o dia 9 de abril, o coordenador pretende relacionar todas as demandas do Estado junto ao governo federal para deflagrar uma nova ação política.
O setor industrial enfrenta ainda outra adversidade: os reajustes nos preços do gás natural pela SCGás, que vem se agravando com a desvalorização do real.
Diário Catarinense