A Prefeitura de Rio do Sul analisa a adoção de um novo modelo de pavimentação que promete ser mais econômico e eficaz para estradas rurais. A técnica foi conhecida durante visita técnica ao município de Navegantes (na última semana), por uma equipe liderada pelo secretário de Infraestrutura, Fernando César Souza.
RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA E REGIÃO NO WHATSAPP
O método consiste na escarificação da rua, aplicação de um líquido biodegradável e posterior compactação do solo, formando uma superfície rígida. Segundo o secretário, a técnica elimina a lama e a poeira das frentes das casas e exige pouca manutenção, o que chamou a atenção da administração municipal.
Economia, praticidade e sustentabilidade
Conforme o secretário, três fatores pesaram na análise positiva do sistema: economia, baixa necessidade de manutenção e eliminação de incômodos aos moradores.
“É um modelo de pavimentação biodegradável, sem nenhum produto químico. O solo fica rígido, lembrando concreto. O mais interessante: o fornecedor dá cinco anos de garantia”, destacou Souza. A cidade de Navegantes já utiliza o método, e o solo das ruas aplicadas apresenta bons resultados após cerca de 20 dias.
Próximos passos em Rio do Sul
De acordo com Fernando, o prefeito Manoel Arisoli Pereira demonstrou interesse imediato após o retorno da visita (na sexta-feira passada). A equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura já trabalha na elaboração do termo de referência para abrir um processo de registro de preços.
A pavimentação será voltada especialmente às estradas do interior, e poderá representar uma alternativa acessível para melhorar as condições de tráfego sem os altos custos do asfalto convencional.
Os detalhes na entrevista de Vanessa Montibeller: