Essa semana é marcada mundialmente com ações que lembrem o dia mundial de doação de leite materno comemorado no dia 19 de maio. Em Ituporanga, no Hospital Bom Jesus existe o banco de leite humano.
Mas apesar da importância, são poucas as mães que fazem a doação do leite. De acordo com enfermeiro por falta de doadoras, o leite que fica armazenado no HBJ, serve apenas para suprir a necessidade da própria instituição.
Todas as mães que amamentam são potenciais doadoras.
Toda a ordenha do leite pode ser feita em casa mas é necessário ter cuidados com o armazenamento e também com a higienização. Outro cuidado necessário é com a validade do leite.
O Ideal é que as mamães façam o armazenamento do leite tirado durante uma semana e levam a quantia armazenada até o hospital. As orientações e os materiais necessários são disponibilizados no hospital.
O Hospital Bom Jesus de Ituporanga possui o Título da UNICEF de hospital Amigo da Criança, e uma das condicionalidades para manter esse título é a existência do banco de leite alem de promover e apoiar o aleitamento materno.
O indicado de acordo com o enfermeiro responsável pela maternidade do HBJ Eduardo Henemann é de que até os seis meses os bebes sejam alimentados apenas com o leite materno.
Durante toda a semana orientações sobre a doação do leite humano e a importância do aleitamento materno são repassadas as mamães que passam pela maternidade do hospital bom Jesus de Ituporanga.
Por Adriane Rengel