Agro

CAR 2.0 já permite novos cadastros e retificações em Santa Catarina

Novo sistema do Cadastro Ambiental Rural funciona de forma online e substitui a plataforma usada anteriormente pelos produtores

CAR 2.0 já permite novos cadastros e retificações em Santa Catarina CAR - Cadastro Ambiental Rural. Foto: Reprodução / Site Prefeitura de Canelinha

O CAR 2.0 já está em funcionamento em Santa Catarina e substitui o sistema anterior do Cadastro Ambiental Rural. A nova plataforma funciona de forma online e permite a realização de novos cadastros, retificações e atualizações de informações das propriedades rurais.

Segundo o coordenador do Sindicato Nascente da Serra, Marcos Rozar, o sistema deve agilizar a análise dos dados e a homologação dos cadastros. A entidade atende produtores de Alfredo Wagner, Bom Retiro, Bocaina do Sul e Chapadão do Lageado: “O CAR 2.0 é uma nova plataforma do Governo do Estado de Santa Catarina, onde procura fazer a análise das informações cadastrais das propriedades rurais”, explicou o coordenador Marcos Rozar.

CAR 2.0 em Santa Catarina

De acordo com Marcos Rozar, a plataforma analisa informações ambientais das propriedades, como áreas consolidadas, reserva legal e APPs. Quando os dados estiverem corretos, o sistema deve encaminhar o cadastro para homologação.

No entanto, quando houver alguma inconsistência, a plataforma deve emitir alerta para que o produtor faça a regularização: “Quando estiver tudo certo, todas as informações corretas, não tiver sobreposição de área e tiver as demarcações de área consolidadas, reservas legais e APP demarcadas, o sistema vai agilizar para fazer a homologação”, afirmou.

Sistema antigo do CAR deixou de funcionar

O sistema antigo, que era instalado nos computadores, deixou de funcionar. Agora, o processo ocorre diretamente pela internet.

Além disso, uma das mudanças é a emissão do recibo logo após a conclusão do cadastro ou da atualização: “O sistema antigo não funciona mais. Antes a gente trabalhava com sistema baixado nos computadores, agora é tudo online. Na hora que termina de fazer o cadastro ou a atualização, ele já emite o recibo na hora”, comentou Marcos Rozar.

Atualização do CAR exige cadastro regular

Com a retomada do serviço, produtores já podem fazer novos cadastros e retificações. Entretanto, o primeiro passo é manter os dados pessoais do proprietário atualizados no sistema.

Conforme o coordenador, os sindicatos já realizam atendimentos para atualização, retificação e abertura de novos cadastros: “Agora já permite fazer a retificação das áreas, já permite fazer novo CAR. Porém, a pessoa tem que estar com o cadastro pessoal dela todo atualizado junto ao sistema”, disse.

CAR é obrigatório para imóveis rurais

O Cadastro Ambiental Rural é obrigatório para todos os proprietários de imóveis rurais, independentemente do tamanho da propriedade. O documento também costuma ser solicitado em financiamentos, custeios, investimentos e escrituras públicas: “O CAR é obrigatório para todo proprietário de imóvel rural, independente do tamanho da propriedade. Ele é muito solicitado para quem trabalha com bancos, para custeio, investimento, acessar crédito e fazer transição de escritura pública”, afirmou Marcos Rozar.

Segundo ele, os próximos passos devem envolver atualizações relacionadas ao Programa de Regularização Ambiental, em casos de inconsistências nas áreas cadastradas. Os produtores que tiverem dúvidas podem procurar os sindicatos da região. Conforme Marcos Rozar, as unidades estão aptas para orientar agricultores e proprietários rurais sobre o novo sistema.

Ouça a reportagem de Jonas Alves: 

Publicidade

Outras Notícias