Em entrevista à Rádio Sintonia, o bispo da Diocese de Rio do Sul, Dom Adalberto Donadelli Júnior, comentou a escolha do novo Papa, Leão XIV, eleito nesta quinta-feira (08). O novo pontífice é o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, que assume a liderança da Igreja Católica após o pontificado de Francisco.
Dom Adalberto afirmou que a escolha foi uma surpresa, mas vista com alegria. “É um homem muito próximo do Papa Francisco, com coração latino-americano, por ter vivido muitos anos no Peru. Ele é simples, humilde e tem uma vasta experiência como superior dos agostinianos por 12 anos”, disse.
O novo Papa, segundo Dom Adalberto, pretende seguir uma linha semelhante à de Leão XIII, que teve forte atuação social. “A escolha do nome Leão XIV é uma homenagem. Leão XIII foi um dos primeiros Papas a falar da doutrina social da Igreja, olhar para os marginalizados com ternura e respeito. Isso revela a sensibilidade do novo Papa”, pontuou.
Dom Adalberto também destacou que Prevost já ocupava uma posição estratégica no Vaticano como prefeito do Dicastério para os Bispos, responsável por organizar as nomeações episcopais levadas ao Papa. “É possível que até meu nome tenha passado pelas mãos dele, quando fui nomeado para esta diocese”, afirmou.
Para o bispo, o novo pontífice tem tudo para realizar um pontificado de comunhão, proximidade e abertura ao diálogo: “Ontem mesmo, ele disse que o Papa não deve ser muro, mas ponte. A Igreja deve ser ponte de paz, solidariedade e amor entre as nações”, concluiu.
As informações na íntegra com Vanessa Montibeller: