Deputados da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) vão estar em Rio do Sul na próxima quinta feira, dia 20 para falar sobre a possível implantação do curso de medicina no município. Será a partir das 19h no Bloco G da Unidavi.
De acordo com a Assessora Jurídica da Unidavi, Niladir Buztke, a mobilização política pode auxiliar no processo, mas a decisão final vai ser do Ministério da Educação (MEC).
A Unidavi e o município aguardam a abertura de um novo edital para a solicitação do curso em Rio do Sul. Neste ano, a oportunidade vai ser aberta e o pedido depende do executivo municipal, que já manifestou interesse em faze-lo.
Se aprovada a solicitação, técnicos do MEC vão visitar o município para avaliar o centro universitário, bem como a estrutura da cidade em relação a hospitais, postos de saúde e se estiver concluída a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A possível instalação do curso de Medicina em Rio do Sul faz parte das ações do Programa Mais Médicos, do governo Federal, que vista melhorar o atendimento médico no país.
Hoje, a média de profissionais é de 1,8 para cada mil habitantes, muito abaixo de países como Argentina ou Uruguai, onde a quantidade chega a até 3 médicos a cada mil pessoas.
Alto Vale Notícias