Turismo

Motoacampamento reforça turismo consciente na Represa Perimbó, em Petrolândia

Evento reuniu motociclistas de várias regiões do estado e destacou a importância da preservação ambiental no principal ponto turístico do município.

Motoacampamento reforça turismo consciente na Represa Perimbó, em Petrolândia Motoacampamento realizado na Represa Perimbó - Foto: Administração Petrolândia

Durante o feriado do Dia do Trabalhador, Petrolândia foi palco do 8º Motoacampamento do grupo Travel, que reuniu motociclistas de diversas regiões do estado em um encontro marcado pela organização, respeito à natureza e turismo sustentável. O evento ocorreu na Represa Perimbó, principal atrativo turístico do município.

RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA E REGIÃO NO WHATSAPP

Segundo o diretor de Turismo, Kauê Honorato, o encontro já é tradição na cidade. "Já chegamos a ter 110 motos em edições anteriores. Neste ano, foram cerca de 30, mas com um grupo muito bacana. Esse é o tipo de turista que queremos receber: organizado, consciente e que respeita o meio ambiente", destacou.

Turismo aliado à preservação

A Represa Perimbó tem sido o foco de ações de preservação e estruturação turística. Kauê explica que, apesar de alguns desafios enfrentados no ano passado — como a derrubada de pinheiros determinada pelo Ministério Público —, a expectativa da administração é de que, em até três anos, a área esteja novamente estruturada para receber eventos e turistas em maior escala.

"A Prefeitura faz sua parte com a limpeza dos espaços, mas a continuidade disso depende muito do comportamento de quem vai até lá. Se fizer fogo, apague logo em seguida, não acampe fora das áreas abertas, respeite a mata nativa", reforçou.

Educação ambiental com apoio da iniciativa privada

O município também está iniciando um trabalho em parceria com a empresa Klabin, atual proprietária da área da represa, para promover a educação ambiental nas escolas. A ação incluirá o plantio de árvores, trilhas ecológicas e atividades de conscientização.

“Queremos deixar claro que a Represa Perimbó não é uma terra sem lei. Estamos implantando políticas públicas para proteger o espaço e garantir que ele continue sendo um local de lazer e paz para todos. Quem pensa em ir até lá para bagunça, incomodar os outros e desrespeitar o ambiente, pode esquecer. Esse espaço é dos que sabem cuidar”, finalizou Kauê.

Os detalhes na íntegra na entrevista de Jean Carlos:

Outras Notícias