Geral

Afubra alerta para que produtores de fumo inscrevam as lavouras no sistema mútuo

Afubra alerta para que produtores de fumo inscrevam as lavouras no sistema mútuo

Mesmo que o transplante das mudas de fumo dos canteiros para as lavouras tenha iniciado há pouco mais de um mês, as precipitações de granizo já são motivo de preocupação entre os fumicultores. Até o  dia 17, o sistema mutualista da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) já havia registrado 124 avisos de sinistros.

Diante de eventuais danos, a Afubra garante o pagamento de auxílios./Mas para isso, o presidente Benício Albano Werner, alerta que o produtor precisa estar atento ao regulamento do sistema, instituído pela assembleia geral de associados.  O dirigente ressalta que, enquanto não ocorrer a liquidação de débitos de safras anteriores existentes na tesouraria da entidade, o associado não terá direito a nenhum benefício, independente da data em que o novo pedido de inscrição tenha sido feito.

Além disso, o Departamento de Mutualidade vai indeferir todos os pedidos de inscrições realizados por familiares ou mesmo de outros que plantam na mesma propriedade.

Para efetuar a inscrição da lavoura, o fumicultor tem, até o fim deste mês, duas opções de registro. Uma delas é através do instrutor. A outra é procurar qualquer unidade da Afubra. De 1o de setembro a 31 de outubro, o pedido de inscrição deve ser feito exclusivamente na matriz ou filiais da entidade.

Outras Notícias