Na sessão realizada nesta quarta-feira, 23, os vereadores de Ituporanga manifestaram seu apoio ao Projeto de Lei nº 0010/2023, atualmente em tramitação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que propõe mudanças importantes na forma de classificação do fumo nas propriedades produtoras.
RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP
O projeto, de autoria do Deputado Estadual Sargento Lima, visa permitir que os agricultores possam solicitar a classificação do fumo diretamente em suas propriedades, em vez de dependerem de empresas fumageiras ou indústrias compradoras. Essa alteração garante maior transparência e justiça na comercialização, pois o produtor poderá recusar a venda caso não concorde com o valor proposto na avaliação.
A iniciativa é considerada um avanço para os mais de 55 mil agricultores catarinenses envolvidos na cultura do tabaco, incluindo muitos de Ituporanga. Com Santa Catarina respondendo por cerca de 20% da produção nacional de fumo, a medida reforça a importância de uma legislação que respeite a realidade dos produtores rurais e fortaleça a agricultura familiar.
A Moção de Apoio foi sugerida pela vereadora Sandra Regina Berns Clasen, presidente da Câmara, que destacou que a proposta “fortalece a agricultura familiar, assegura maior equidade nas relações comerciais e valoriza o trabalho do produtor rural catarinense”. Ela reforçou o compromisso dos vereadores em apoiar ações que promovam o desenvolvimento sustentável do setor agrícola no estado.
A moção de apoio foi assinada pelos vereadores das bancadas do PP e PSD e também pelo vereador Jorge Kratz do PL e reforça o compromisso da Câmara de Ituporanga com a causa dos agricultores locais e de Santa Catarina.
Por: Adriane Rengel/ Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Ituporanga