Por seis votos a favor e quatro contrários, a Câmara de Vereadores de Ituporanga autorizou a instalação de uma Comissão Processante, para investigar eventual quebra de decoro do Prefeito de Ituporanga Osni Francisco de Fragas, o Lorinho.
Votaram a favor da abertura da Comissão Processante os vereadores Almir Schaffer, o Titi (PMDB), Claudinei Eyng, o Beleco (PMDB), Diogo Gastaldi (PMDB), Édio Fernandes (PMDB), Leandro Heinzen (PSB), Adriano Coelho (PP). Foram contrários à abertura da comissão Marcelo Machado (PP), Rodolfo Stadnik Filho, O Fuck (PP), José Eudes Damann (PSDB) e Mário Hillesheim, o Mário da Saúde (PSDB).
A denúncia teve como base a lei número 201 de 27 de fevereiro de 1967, que dispõe sobre a responsabilidade dos Prefeitos e Vereadores, e dá outras providências, sendo que artigo 4º pontua que entre as infrações político-administrativas dos Prefeitos Municipais sujeitas ao julgamento pela Câmara dos Vereadores e sancionadas com a cassação do mandato, este “Proceder de modo incompatível com a dignidade e o decoro do cargo”, inciso esse da lei levado como base para a denúncia que será investigada pela comissão processante.
Na manhã desta quinta-feira por meio da assessoria de imprensa o prefeito Osni Francisco de Fragas se manifestou sobre o assunto. A nota assinada pelo próprio prefeito diz o seguinte:
“Povo de Ituporanga, entendo que mediante aos fatos noticiados quanto a denúncia para apurar atos de minha conduta, acredito que devo uma satisfação ao povo da minha querida cidade.
Em primeiro momento recebo com absoluta tranquilidade esta notícia. Minha serenidade neste momento se deve ao fato de não ter cometido crime algum, tão menos desrespeitado alguém.
Quem me conhece sabe que este é meu jeito simples de ser, não cultivo maldade e nunca tive a intenção de envergonhar o meu povo, ao contrário, acordo ainda na madrugada para trabalhar incansavelmente por Ituporanga.
Sou homem público há mais de 40 anos, tenho mais de 70 anos de idade e jamais faria algo que pudesse ser motivo de qualquer ataque.
Cabe aqui mencionar que o autor desta denúncia é possuidor de cargo comissionado da bancada de oposição ao nosso governo na Câmara de Vereadores, caracterizando e me trazendo a certeza que a mesma ocorreu unicamente com o intuito de prejudicar o andamento do nosso trabalho para com Ituporanga.
Respeito nossa Câmara de Vereadores, entretanto não posso concordar com semelhantes práticas, onde o único intuito é tentar atrapalhar o andamento da nossa gestão, onde cito como exemplo o fato de solicitarem o cancelamento do empréstimo junto ao Badesc, tentando notadamente inviabilizar a realização de importantes obras em nossa cidade, entre as quais a Rua Hugo Haverroth, bem como outras situações criadas pelos mesmos, com o desejo de atrapalhar nossa administração.
Por fim, reitero minha tranquilidade frente as infundadas acusações, bem porque tenho a certeza que quem me conhece sabe do meu agir e da minha inabalável vontade de trabalhar pelo desenvolvimento da nossa querida Ituporanga!”
Disse o prefeito Osni Francisco de Fragas, Lorinho.
Em entrevista ao repórter Erlon Carlos o presidente da Casa Legislativa vereador Jaime Sens (PSDB) esclarece quais procedimentos serão adotados pela Câmara a partir de agora.