Educação

UFSC é a quarta melhor universidade federal do país, mostra ranking do MEC

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação na última semana e levam em conta quatro Indicadores de Qualidade da Educação Superior

UFSC é a quarta melhor universidade federal do país, mostra ranking do MEC Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

 

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi considerada a quarta melhor universidade federal do Brasil. A instituição também aparece como a melhor de SC. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na última semana e levam em conta quatro Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Os critérios fazem parte do ciclo de resultados avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

O último ciclo de avaliações, de 2021, teve uma parte dos resultados divulgados em setembro, quando a UFSC já havia se destacado por ter cerca de 80% dos cursos avaliados com notas máximas.

Agora, o MEC divulgou o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A UFSC se destacou nos dois indicadores e é a única instituição de Santa Catarina a ter atingido nota máxima (5). Além disso, entre as melhores ranqueadas, é a instituição que teve o maior número de cursos com CPC no triênio, um total de 70.

Para a pró-reitora de Graduação e Educação Básica da UFSC, Dilceane Carraro, os bons resultados alcançados na avaliação divulgada na última semana refletem o trabalho sério e dedicado da comunidade universitária, “sobretudo dos servidores docentes e técnico-administrativos que atuaram para garantir a qualidade dos cursos de graduação avaliados”.

O IGC é calculado a partir da média do conceito preliminar do curso no último Enade, média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação, e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior (graduação ou pós-Graduação stricto sensu).

Em 2021, a UFSC obteve um IGC contínuo de 4,14 e melhorou esse número neste ano, subindo para 4,197. Isso a colocou no seleto grupo das 46 instituições que garantiram o conceito máximo. Entre todas as instituições públicas – contabilizando-se institutos, faculdades e universidades estaduais, a federal de SC também se destaca, com o sétimo melhor desempenho.

Segundo o MEC, do total de instituições que participaram desta edição, 87% são privadas e 13%, públicas. A maioria (71,4%) é composta por faculdades, seguida dos centros universitários (16,5%) e das universidades (10,1%). Por fim, estão os institutos federais e centros federais de educação tecnológica, que, juntos, representam 2% das instituições de ensino com o índice atribuído nesta edição.

Ranking das federais

Universidade Federal de Minas Gerais — 4.368
Universidade Federal do Rio Grande Do Sul — 4.349
Fundação Universidade Federal do Abc — 4.211
Universidade Federal de Santa Catarina — 4.197
Universidade Federal de São Paulo — 4.188
Universidade Federal do Rio De Janeiro — 4.138
Universidade Federal de Viçosa — 4.116
Universidade Federal de São Carlos — 4.081
Universidade Federal de Lavras — 4.062
Universidade Federal do Sul da Bahia — 4.060

 

Outras Notícias