A previsão para o trimestre de março a maio indica temperaturas acima da média climatológica em Santa Catarina.
De acordo com a Epagri/Ciram, o mês de março será marcado pela continuidade de massas de ar quente sobre o estado, resultando em dias consecutivos de calor intenso, inclusive à noite.
Segundo a meteorologista Gilsânia Cruz, a previsão para o trimestre é de chuvas abaixo da média climatológica em Santa Catarina. Em março, há expectativa de períodos longos sem precipitação, com totais de chuva inferiores ao habitual, especialmente no Oeste.
Com a diminuição das chuvas de verão, as frentes frias começam a chegar com mais frequência ao Sul do Brasil, especialmente na segunda quinzena do mês, contribuindo para a maior parte da precipitação em Santa Catarina.
Para abril e maio, espera-se uma redução ainda maior nas chuvas, com a média mensal ficando entre 100 e 170mm no estado.
Apesar da diminuição das chuvas, o fim do verão e o início do outono ainda apresentam risco de eventos climáticos severos, como chuvas fortes e concentradas em curtos períodos de tempo, além de temporais com raios, granizo e ventos fortes.
Para o trimestre março-abril-maio, a previsão aponta para uma condição de neutralidade climática, ou seja, sem influência direta dos fenômenos El Niño ou La Niña.