Numa parceria da Polícia Militar Ambiental, Secretaria Regional de Lages e secretários municipais de Agricultura, será lançada uma campanha de controle efetivo da população de javalis na Serra Catarinense. Foi o que deliberaram na tarde de ontem, os integrantes do Fórum de Secretários Municipais de Agricultura (Forsema) e o comandante da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, Adilson Schlickmann Sperfeld.
O oficial recomendou levantamento das áreas de infestação para que seja implementada uma forma de controle com respaldo legal. O trabalho de campo prevê até a produção de formulário a ser aplicado nas propriedades. O diagnóstico deverá estar pronto até dia 7 de maio, antes da reunião da Assembleia Legislativa que tratará do assunto.
Um levantamento prévio realizado pela Cidasc deve fazer parte do diagnóstico e, junto a professores do CAV, a meta é encontrar uma forma de controle da infestação de javalis. A Polícia Militar Ambiental de Lages também fará comunicado oficial sobre as formas atuais de controle para distribuir aos meios de comunicação.
Segundo o presidente do Forsema Moisés Savian, a participação da Defesa Civil não está descartada.
Correio Lageano