Desde o ano passado o dia 23 de abril, dia que é lembrado mundialmente como o Dia do Escoteiro, passou a integrar o calendário de datas comemorativas de Ituporanga, e ficou a data oficializada como o dia municipal do escoteiro.
Mas apesar da data ser comemorada apenas na quarta feira, a dia municipal do escoteiro será lembrado na capital da cebola com um programação extensa e durante toda a semana estão previstos eventos.
O primeiro deles é nesta segunda-feira, com a realização de um café. José Alcione Schuindem Broering, presidente do grupo escoteiro Itu Açu, explica que essa semana será marcada por várias atividades.
O Grupo Escoteiro de Ituporanga busca concretizar a atividade escoteira como uma instituição educacional de jovens, um trabalho voluntário com a colaboração de adultos, baseado nos princípios e métodos concebidos pelo fundador, Baden Powell.
Às atividades desenvolvidas são para que jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.
O presidente do Grupo José Alcioni relata que a comemoração desta semana celebra os cinco anos de reativação das atividades do Grupo Itu Açu.