Geral

Secretário de Urbanismo de Ituporanga pede exoneração do cargo

Antes de deixar o cargo Leandro May solicitou abertura de sindicância para apurar possíveis irregularidades nos serviços da coleta de lixo.

Secretário de Urbanismo de Ituporanga pede exoneração do cargo Prefeitura de Ituporanga (Foto: Reprodução Internet)

 

O secretário de Urbanismo da prefeitura de Ituporanga, Leandro May, entregou na tarde desta quarta-feira (20) ao prefeito Osni Francisco de Fragas, o Lorinho, o pedido de exoneração do cargo. A solicitação de exoneração vem acompanhada de um requerimento assinado por Leandro May, que requer a instauração de processo administrativo de sindicância para apurar possíveis irregularidades na execução dos serviços de coleta e transporte de lixo reciclável e não reciclável até o Centro de Triagem do município de Ituporanga.

Por cautela além da abertura de sindicância, o documento solicita a imediata suspensão dos pagamentos devidos a empresa Say Muller Serviços Ltda e também o cancelamento da nota de empenho número 465 desse ano, devido a suspeitas de irregularidades nos documentos fundamentais da emissão.

O pedido de sindicância está ocorrendo, pois o então secretário Leandro May, constatou na segunda-feira da semana passada, dia 11, que havia divergências entre a quantidade de lixo coletado pela empresa Say Muller Serviços Ltda e a quantidade transportada pela empresa Serrana Engenheira Ltda. Somente no mês de janeiro a diferença entre a quantidade de lixo supostamente coletada em Ituporanga e a que de fato foi transportada para o destino final na cidade de Otacílio Costa, chega próximo de 85 toneladas.

De acordo com o pedido de sindicância, o controle da pesagem do lixo reciclado pela Cooperativa de Catadores de Ituporanga, era até então encaminhado para o secretário da Fazenda da prefeitura de Ituporanga e não passava pela avaliação da secretaria de Urbanismo, o que impedia que o então secretário Leandro May, tivesse controle de todas as etapas do processo de coleta e destinação final do lixo e dificultando assim a constatação das irregularidades agora apresentadas.

O departamento de Jornalismo da Sintonia FM entrou em contato nessa manhã por telefone com Leandro May, e ele informou que deve se manifestar em breve sobre a situação e a saída da administração de Ituporanga.

 

Administração avalia saída de secretário

Sobre as investigações de acordo com assessoria de imprensa da prefeitura assim que recebido o requerimento para abertura da sindicância, a determinação do prefeito Osni Francisco de Fragas foi pela abertura das investigações. Já sobre o pedido de exoneração, a administração do município diz que é uma grande perda, já que Leandro May foi um bom secretário, mas que é preciso respeitar a decisão dele e dar sequência nos trabalhos. Como a saída foi confirmada na tarde de desta quarta-feira, 20, o prefeito Lorinho ainda avalia a situação e estuda novos nomes para assumir a pasta.

Outras Notícias