Nesta semana, uma visita foi feita pela equipe da Defesa Civil de Santa Catarina a duas barragens do Alto Vale do Itajaí.
O Secretário de Estado, Rodrigo Moratelli acompanhado do Diretor de Prevenção da Secretaria, Fabiano de Souza vistoriaram a obra da Barragem Oeste em Taió e em José Boiteux.
Em Taió, a estrutura foi foco de polêmica e deixou a população apreensiva diante dos trabalhos executados no terreno. De acordo com Moratelli, as obras seguem normalmente e dentro do cronograma.
Já na barragem de José Boiteux, onde foi registrada manifestação da comunidade indígena nesta semana, o Secretário de Estado, Rodrigo Moratelli se reuniu com a Cacique Cissa.
Após conversa com a chefe da comunidade, uma reunião foi agendada entre técnicos da Defesa Civil, a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ibirama, a Fundação Nacional do Índio a Funai e representantes das aldeias de José Boiteux. O encontro está agendado para a próxima quinta feira na prefeitura do município.
Lá, a situação que os indígenas reclamam é a alta do nível do Rio com o barramento. Eles reclamam que no cenário atual, o volume de água foi o mais alto desde o início das atividades em 1992.
Por causa da alta do rio, três casas foram alagadas e uma ponte danificada.
Após a conversa em terra, a cacique acompanhou o Moratelli em um sobrevoo pela área alagada.